Ícone do site ContilNet Notícias

Rio Branco terá “Ecopontos” para descarte de resíduos sólidos

Por Redação contilnet

A prefeitura de Rio Branco inova na gestão de resíduos sólidos da capital. O prefeito Marcus Alexandre assina nesta quarta-feira, 1 de junho, às 9 horas da manhã, a ordem de serviço para a construção do primeiro Ecoponto da cidade, no Conjunto Tucumã.

Os Ecopontos funcionarão como pontos de entrega voluntária para a população (pequenos geradores, até 1m³ de resíduo/dia), que entregará resíduos segregados, que posteriormente, serão enviados às Áreas de Triagem e Transbordo (ATT). O Ecoponto do Tucumã terá área aproximada de 700m². A obra deverá ser executada em três meses.

A gestão e operação dos Ecopontos será da secretaria Municipal de Serviços Urbanos – SEMSUR. O titular da SEMSUR, Kellyton Carvalho, explica que os resíduos que poderão ser entregues pela população nos Ecopontos são: resíduos da construção civil (trituráveis, solo, madeira e embalagens), resíduos volumosos, resíduos verdes, resíduos sólidos domiciliares secos, lâmpadas, pneus, eletroeletrônicos, pilhas e baterias.

Kellyton destaca que com a construção dos Ecopontos a Prefeitura cumpre metas estabelecidas no Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Ressalta a importância estratégica desses equipamentos “que vão proporcionar uma redução progressiva no número de pontos viciados, onde ocorrem as disposições irregulares de resíduos, como os terrenos baldios e margens de rodovias”.

Ele explica que 14 Ecopontos serão construídos na cidade, contemplando todas as regionais urbanas, além disso também serão construídas três Áreas de Triagem e Transbordo (ATT) para o descarte dos resíduos gerados nos Ecopontos.

Na quinta-feira, 2 de junho, o prefeito Marcus Alexandre já assina a ordem de serviço autorizando a execução do segundo Ecoponto de Rio Branco, este será no bairro Conquista. (Ascom)

Sair da versão mobile