Preocupada com o alto índice de óbitos fetais ocorridos na Maternidade Bárbara Heliodora, a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta terça-feira (31), para pedir a contratação de profissionais de saúde para reforçarem a equipe da unidade.
“Nesse final de semana, nos deparamos com mais mortes na Maternidade Bárbara Heliodora. Enquanto, existirem mais pacientes do que profissionais, as consequências serão sofridas”.
Em reunião com o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed), Eliane foi informada de que são necessários 6 médicos por plantão para atender a demanda daquela unidade de saúde.
“Se tem dois médicos e chegam cinco mulheres em trabalho de parto, três ficarão desassistidas, porque cada médico atende uma paciente por vez. Precisamos da contratação imediata de mais médicos pediatras, obstetras e de enfermeiras”.
A parlamentar também reclamou de trechos da nota de esclarecimento da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) que diz “pessoas inescrupulosas tentem fazer da vida de inocentes bandeiras para atingir seus objetivos” e que “a sociedade clama por mais responsabilidade e menos politicagem”.
“Inescrupuloso é o governador que não contrata médicos para atender na Maternidade. A sociedade clama por responsabilidade dos gestores na prestação de serviços. Contratação de médicos é emergencial”, rebate Sinhasique. (Assessoria)