18 de abril de 2024

Em nota, direção diz que criança morreu por causa de “malformação do coração”

Direção da maternidade diz que criança morreu com cardiomegalia

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) divulgou nota de esclarecimento sobre a morte de mais uma criança na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, no domingo (5).

De acordo com a nota, a criança morreu por causa de uma cardiomegalia, conhecida como malformação no coração. A direção diz que o diagnóstico foi comprovado através de exame de Raio-X.

LEIA TAMBÉM:

Mais uma criança morre na maternidade; “Os médicos não quiseram fazer cesárea”, denuncia cunhada

“Durante o parto, a equipe tentou reanimar a criança por várias vezes mas, devido à patologia, tornou-se inviável a manutenção da vida”, diz trecho da nota.

Nota de Esclarecimento

Primeiramente, repudiamos qualquer tentativa de desqualificar a equipe que atua na Maternidade Bárbara Heliodora e esclarecemos que a criança que veio a óbito no domingo, 5, nasceu com cardiomegalia (malformação no coração), segundo comprova o exame de Raio-X.

A paciente Marly Silva de Almeida deu entrada na maternidade, onde foi realizada cesariana. A médica pediatra que atendeu a mãe e a criança explicou que, por conta da cardiomegalia, as chances de sobrevivência do bebê eram praticamente nulas.

Criança nasceu com hematomas e deformidade no crânio/Foto: ContilNet

Criança nasceu com hematomas e deformidade no crânio/Foto: ContilNet

Durante o parto, a equipe tentou reanimar a criança por várias vezes mas, devido à patologia, tornou-se inviável a manutenção da vida. A cardiomegalia geralmente acontece em consequência de hipertensão arterial ou doenças coronárias. Marly teve uma gestação com complicações que incluíam pressão arterial alterada, fato que interferiu diretamente na formação do bebê.

Diante de todo o exposto, a equipe da maternidade disponibilizou uma psicóloga para dialogar com os pais da criança. Inclusive, ambos reconheceram que não houve qualquer falha na assistência prestada no pré-parto ou pós-parto. As práticas realizadas obedecem o que preconiza o Ministério da Saúde.

Reconhecemos nos nossos profissionais pessoas que atuam em prol da vida, trabalhando com ética e respeito aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Rio Branco – Acre, 6 de junho de 2016.
Gerências e equipe médica da Maternidade Bárbara Heliodora

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost