5 benefícios que os acampamentos trazem às crianças

As férias de julho estão chegando e muitos pais ainda não sabem o que programar para os filhos durante todo esse mês sem aulas. Já pensou na opção dos acampamentos? Além de oferecerem diversão, eles ainda trazem vários benefícios às crianças. A conclusão é de uma pesquisa canadense baseada nas impressões de 1.405 pais de crianças e jovens entre 4 e 18 anos, que já vivenciaram esse tipo de experiência.

Crianças se divertem no acampamento (Foto: Thinkstock)

Crianças se divertem no acampamento (Foto: Thinkstock)

O estudo, realizado pela Universidade de Waterloo, que fica na província de Ontário, identificou pelo menos cinco benefícios que as crianças podem ter ao passar por um acampamento. O primeiro deles é a socialização. “Acampamentos são uma oportunidade de conviver mais intensamente outras crianças, mais do que acontece na escola. Com certeza, a criança vai criar vínculos interessantes, de amizade, ao mesmo tempo em que vai que tolerar por mais tempo também aquelas com as quais ela não tem tanta afinidade”, explica o psicólogo Yuri Busin, diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio (CASME). Ou seja: é um aprendizado tanto do sentindo de aproximação e de construção de laço, quanto de tolerância.

A segunda vantagem é que seu filho aprende a superar desafios. Quando os pais não estão por perto, ele tem a chance de perceber que pode, sim, fazer muitas coisas por conta própria. Se a criança não cuidar das próprias roupas, não vai ter o que vestir; se não arrumar a cama, não vai ter quem arrume. “É uma experiência que proporciona a criação de responsabilidade, autocuidado e autopercepção. Sem os pais, ela vai ser estimulada a resolver seus próprios problemas, o que ajuda a desenvolver uma flexibilidade cognitiva”, explica o psicólogo.

O desenvolvimento de habilidades de liderança foi o terceiro benefício identificado pela pesquisa canadense. Além de tomar decisões por conta própria, seu filho vai ter a oportunidade de assumir a dianteira e mobilizar o grupo.

Os demais benefícios destacados pelo estudo foram a prática de atividades físicas e aprender a amar a natureza. Uma criança que vai para um acampamento com uma boa estrutura, além de ter várias propostas de atividades para se divertir vai ter à disposição muitos espaços ao ar livre para explorar. Não faltam estudos comprovando o bem que brincar em espaços abertos faz para as crianças.

Como saber se o meu filho já está pronto?

Para saber se já é a hora de mandar seu filho para um acampamento, não há uma regra. Em primeiro lugar, a criança precisa manifestar o desejo de ir. Ela precisa se envolver na escolha do local, conversar com amigos que já passaram por essa experiência e tem de estar ciente do que é um acampamento. Se for para dormir, a criança deve saber que ela não vai voltar para casa por alguns dias. Na dúvida, faça esse teste. Por fim,  é imprescindível visitar o local, ver se a estrutura é suficiente e se os monitores que vão conviver com as crianças também têm uma boa formação. Converse com outros pais que já tiveram alguma experiência com o estabelecimento escolhido. E aí… É só arrumar as malas!

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

5 benefícios que os acampamentos trazem às crianças