18 de abril de 2024

Atirador de Orlando se radicalizou sem orientação externa

O homem que matou 49 pessoas em uma boate gay da Flórida parece ter agido sozinho, sem direcionamento de grupos militantes islâmicos pelos quais professou simpatia, disseram as autoridades enquanto investigam as raízes do pior ataque a tiros da história moderna dos EUA

Para James Comey, diretor do FBI, Omar Mateen, jovem de 29 anos que trabalhava como segurança particular de uma comunidade de aposentados, parece ter se inspirado principalmente na ideologia radical à qual foi exposto na Internet.

“Não vemos nenhuma indicação de que isto foi um ataque dirigido do exterior, e não vemos nenhuma indicação de que ele fazia parte de alguma rede terrorista”, disse Comey, em entrevista na segunda-feira (13).

Também na segunda, o presidente dos EUA, Barack Obama, classificou Mateen, cidadão americano de 29 anos e filho de imigrantes afegãos, como um exemplo aparente de “extremismo cultivado em casa”.

Ao mesmo tempo, surgiu um retrato de Mateen como um solitário perturbado de temperamento exacerbado e inclinação à violência.

Durante o tiroteio, Mateen fez uma séria de chamadas para o número 911, serviço de emergência nos EUA, durante as quais jurou lealdade ao líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, cujo grupo controla áreas doIraque e da Síria.

Ele também declarou solidariedade aos irmãos de origem chechena que realizaram o ataque com bombas na Maratona de Boston de 2013 e a um americano de origem palestina que se tornou um homem-bomba na Síria para a Frente Al-Nusra, uma ramificação da Al Qaeda, disseram as autoridades.

Devido ao seu comportamento, Mateen foi interrogado pelo FBI em 2013 depois que colegas de trabalho relataram que ele teria alegado ter conexões familiares com a Al Qaeda e ser membro do grupo libanês Hezbollah.

Ataque
O ataque aconteceu durante um evento de música latina no clube, que tinha mais de 300 pessoas em seu interior na ocasião. Muitas das 49 pessoas mortas eram latinas, mais de metade de origem portorriquenha. Cinquenta e três pessoas ficaram feridas.

Mateen acabou morto por policiais que invadiram a casa noturna Pulse na madrugada de domingo (12), pondo fim a um cerco de três horas iniciado quando o atirador entrou na boate e abriu fogo com uma arma de mão e um rifle semi-automático AR-15.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost