19 de abril de 2024

Candidato do governo ao Sinteac foi nomeado pela mulher e falta ao trabalho para pedir votos

denuncia2

Wilson Guimarães durante campanha de Tião Viana/Foto: Arquivo pessoal

O candidato apoiado pelo governo do Estado à Presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac), Wilson Guimarães, exerce irregularmente o cargo de coordenador de ensino na Escola João Mariano da Silva, em Rio Branco.

Guimarães foi nomeado pela própria esposa, Eliete Maia de Andrade, que exerce a função de diretora. A Lei de Gestão Democrática, que disciplina o ensino público no Acre, diz que “é vedado aos diretores a nomeação de cônjuges e parentes em até segundo grau para a função de coordenador de ensino e coordenador administrativo”.

O candidato é citado como coordenador nas postagens sobre a escola, publicadas no endereço aeeacre.blogspot.com.br – sendo que a última reportagem é sarada de 18 deste mês de Maio.

A carga horária que Wilson Guimarães deve cumprir também é questionada. A Lei de Gestão, em seu artigo 41, diz que, como coordenador de ensino, ele está obrigado a dar expediente em dois turnos. Esta previsão legal é violada também, uma vez que Wilson Guimarães tem se deslocado ao interior do estado, onde participa de audiências públicas para discutir a reformulação da Lei de Gestão como pré-candidato ao Sinteac.

As audiências são coordenadas pelo deputado Daniel Zen (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Aleac). Em três cidades (Rio Branco, Sena Madureira e Brasiléia), os encontros aconteceram sempre nos horários de expediente escolar e os deslocamentos se deram por via terrestre.

lei

Em contato com a escola, através do telefone 9974-2936, disponibilizado na internet, a coordenadora administrativa Aldemir Oliveira disse que Wilson estava em reunião na Secretaria de Educação. Ela confirmou, em telefonema gravado, que Guimarães ocupa, de fato, o cargo de coordenador de ensino.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost