O colunista da revista Veja, Reinaldo Azevedo, foi condenado pela 1ª Vara Cível de Rio Branco ao pagamento de R$ 20 mil a título de indenização ao governador do Acre, Tião Viana (PT).
Em matéria publicada em maio de 2015, Azevedo sugeriu que Viana se portaria como “coiote” ao viabilizar a entrada de imigrantes haitianos em território brasileiro. A sentença foi prolatada pela juíza Zenice Mora Cardoso no último dia 20 de junho que entendeu haver ato danoso à moral do governador do Acre.
Reinaldo Azevedo é tido como um dos mais virulentos colunistas da revista Veja. Apesar de já ter atuado na esquerda, atualmente é um dos mais conservadores jornalista da direita brasileira. Sua coluna tem se destacado pelos constantes ataques ao PT, à presidente Dilma Rousseff, ao ex-presidente Lula e à demais lideranças progressistas do País.
Na matéria que ensejou a condenação em questão, Reinaldo Azevedo faz ataques pessoais a Tião Viana e diz: “Tião Viana, Mourão, Dilma Rousseff e José Eduardo Cardozo se contentam em se comportar como coiotes.”
Em sua sentença, Zenice Cardoso diz que “a expressão ‘coiote’ e a comparação refere-se à ação de transporte de pessoas, ou quando não à ações ilegais, de modo que dispor que o autor estava agindo como ‘coiote’ implica não só em uma crítica contundente e ácida à política adotada, mas em flagrante ofensa à honra e à imagem de pessoa pública que ao agir em política pública apoiada inclusive pelo governo federal, tem sua ação equiparada a atividades ilegais de ‘coiotes’”.
Além dos R$ 20 mil que terá que pagar a Tião Viana, Reinaldo Azevedo ainda foi condenado ao pagamento das custas processuais, fixadas em 50% do valor da sentença e custas advocatícias, fixadas em 10% do valor da sentença. (Assessoria)