A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) aprovou na manhã desta quarta-feira (1) o projeto de lei do deputado federal Alan Rick (PRB), que propõe a criação da “Zona Franca de Rio Branco”. Agora, o PL nº 3491/2015 passa por demais Comissões da Casa e segue para o Plenário.
Segundo Alan Rick, este é certamente um dos projetos mais almejados por todos os que lutam pela industrialização e o desenvolvimento do Acre. “O projeto prevê as mesmas regras e benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus e abrangeria toda área territorial da capital. O reflexo imediato será a criação de um novo parque industrial em Rio Branco com o aumento das vagas de emprego e melhoria da qualidade de vida da população. Sabemos que nossa capital possui as melhores condições para esse projeto”, disse o deputado.
Vice-Presidente da Cindra, Alan Rick destacou que Rio Branco “tem excelente viabilidade econômica pela sua posição geográfica, já que está dentro de um enclave amazônico que permite não só a proliferação industrial, mas também o comércio internacional com o Peru e a Bolívia”. Alan Rick agradeceu o deputado federal Angelim, que como relator defendeu e apoiou a aprovação da criação da Zona Franca de Rio Branco. Segundo ele, o projeto vem ao encontro da necessidade de se implantar uma política mais efetiva de desenvolvimento regional para cumprir um dos objetivos fundamentais especificados pela Constituição Federal, que é o da redução das desigualdades regionais.