Deputada pede providências para o setor de nefrologia do Hospital das Clínicas

maquinaquebrada-horz

Pacientes denunciam máquinas quebradas

A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta quarta-feira (08), para pedir providências para o setor de Nefrologia do Hospital das Clínicas. Segundo ela, seis máquinas de hemodiálise estão quebradas.

“Berenice Sales, presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Estado do Acre (Apartac), me relatou que o setor de nefrologia está caótico. Por conta das máquinas quebradas, o setor de nefrologia trabalha em quatro turnos, das 5h da manhã às 3h da madrugada”, declarou a parlamentar.

Eliane diz que pacientes também reclamam do número insuficiente de médicos nefrologistas. “Os pacientes estão sendo atendidos por clínicos gerais, fato que não é permitido por Lei”.

Deputada Eliane Sinhasique

Deputada Eliane Sinhasique

Há ainda uma fila de pacientes à espera do TFD para fazer uma cirurgia de prótese. “Temos 20 pacientes esperando a liberação do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para fazer a cirurgia que dá ao paciente uma veia artificial para que ele possa fazer a homodiálise. O Estado não tem essa prótese e, infelizmente, o TFD diz que não tem dinheiro para mandar essas pessoas para outro Estado”.

Alguns remédios fundamentais para o tratamento de transplantados de rins e de pacientes renais crônicos também estão em falta. “Pacientes me relataram que não tem azatioprina, noripurum e calcitrol”, declarou.

Hoje, segundo dados da Apartac, existem 260 pacientes nefropatas fazendo tratamento em Rio Branco. Estes pacientes precisam fazer hemodiálise 3 vezes por semana e cada sessão dura 4 horas. As máquinas quebradas estão impedindo o acesso de novos pacientes ao tratamento. “Se esses problemas não forem resolvidos, mortes poderão acontecer”, dispara Berenice.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Deputada pede providências para o setor de nefrologia do Hospital das Clínicas