Livro fala sobre a cadeia produtiva dos jacarés da Amazônia

Mesmo proibida, venda ilegal ainda é fonte de renda de ribeirinhos. Foto: Raphael Alves/Arquivo AC

Mesmo proibida, venda ilegal ainda é fonte de renda de ribeirinhos. Foto: Raphael Alves/Arquivo AC

Para auxiliar estudiosos e populações tradicionais a retomarem as atividades com jacarés na Amazônia, o médico veterinário e pesquisador Augusto Kluczkovski Júnior reuniu em um livro informações sobre a cadeia produtiva de jacarés na Amazônia.

A obra é dividida em oito capítulos e aborda as seguintes temáticas: cadeia produtiva de jacarés; ambiente, comércio e sociedade; crocodilianos; espécies amazônicas; abate e processamento da carne; caracterização nutricional; rendimento da carcaça; produtos; exploração da pele.

Intitulada “Cadeia produtiva de jacarés da Amazônia: aspectos técnicos e comerciais”, preenche uma lacuna evidenciada por muitos estudiosos da região. Segundo o pesquisador, após seu apogeu, entre as décadas de 1950 e 1970, a cadeia produtiva de exploração de jacarés começou a declinar em 1967, ano em que houve a proibição da caça profissional.

“A proposta básica foi de agrupar essas informações em um livro e facilitar o acesso e a linguagem aos técnicos e às populações”, disse.

De acordo com o Augusto Kluczkovski, o livro aborda, entre outros pontos, a caracterização da cadeia produtiva, descreve e insere os jacarés amazônicos dentre os crocodilianos existentes no mundo. Além do resgate da cadeia produtiva de jacarés amazônicos, o livro pretende favorecer a agregação de valor ao produto que, segundo o veterinário, hoje é explorado de forma ilegal.

“A valorização desse recurso favorece a conservação das espécies de jacarés, sendo este, o uso sustentável, um modelo de conservação utilizado para crocodilianos em todo o mundo”, disse Augusto.

A obra também serve como literatura de apoio para graduação de cursos ligados ao meio ambiente, ciência de alimentos e pesca, e pode ser usada como guia para encaminhamento de pesquisas a serem continuadas ou implantadas. O livro teve o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Estudos

O livro contém estudos do médico veterinário Augusto Kluczkovski, responsável pela obra, que atua como fiscal de fiscalização da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), da farmacêutica Ariane M. Kluczkovski, do biólogo Boris Marioni e dos engenheiros de pesca Aline Souza e Antônio José Inhamuns.

Relatos históricos

Livro reúne dados sobre da cadeia produtiva de jacarés na Amazônia “Durante as décadas de 1950 até 1970, o Amazonas era um grande produtor de couros e o de jacarés era o mais importante entre esses produtos. O Estado até competia diretamente com Louisiana nos Estados Unidos.

Com a proibição da caça profissional, em 1967, a atividade declinou e foi desaparecendo até 1971, quando os últimos estoques foram processados no curtume (processamento do couro cru) canadense de propriedade da família Benzecry.

Segundo o médico veterinário Augusto Kluczkovski, atualmente, a carne salgada, vendida ilegalmente, ainda auxilia na renda de muitas famílias do interior.

*Com informações da assessoria

PUBLICIDADE