“O seringal e a vida dos seringueiros”: ExpoMeta tem como tema a história do AC

IMG-20160604-WA0122_resized

Com o tema “O seringal e a vida dos seringueiros”, os alunos criaram um cenário em que traz ao visitante a realidade do povo da borracha/Foto: ContilNet

Na manhã deste sábado o Instituto de Ensino Meta realizou a ExpoMeta, com temas ligados à história e à geografia do Acre. Os alunos do ensino fundamental puderam mostrar as peculiaridades do estado por meio de maquetes, trajes, vídeos e até culinária.

Com o tema “O seringal e a vida dos seringueiros”, os alunos criaram um cenário em que traz ao visitante a realidade do povo da borracha. Vestidos com os trajes típicos dos seringueiros, eles explicavam o tema abordado. A dança durante a exposição lembrava as noites de lazer dos seringueiros nos grandes barracões e os objetos utilizados por eles para a retirada do látex e a casa onde viviam também eram apresentados pelos alunos.

A turma dos pequeninos falaram sobre a culinária regional. Além das explicações de como essas comidas se tornaram típicas daqui, os visitantes podiam degustar dos sabores da Amazônia.

De acordo com o diretor de ensino, Manoel de Jesus, a exposição traz vários temas que desbravam os aspectos físicos, geográficos, culturais, a própria história do Acre desde os primórdios, o princípio da ocupação do território e a questão dos indígenas da região.

“Cada turma tem uma temática e todos os alunos tiveram um tempo para desenvolver suas técnicas de pesquisa, e com isso poderem explicar com propriedade o que seria apresentado no dia da feira. O contato com conteúdos diversificados dentro de uma temática, que este ano é a história e geografia do Acre, é o que é mais enriquecedor dentro do processo, porque é o aluno que vai criar o projeto, aprender técnica de pesquisa, desenvolver o conteúdo usando muita criatividade, e com isso quando chegar na etapa final, que é a apresentação do trabalho, eles já têm adquirido um vasto conhecimento sobre o assunto abordado”, disse o diretor de ensino.

IMG-20160604-WA0114_resized

A turma dos pequeninos falaram sobre a culinária regional/Foto: ContilNet

A fauna e flora do Acre, pontos turísticos e o artesanato local também foram uns dos temas abordados na ExpoMeta, muito bem representados pelos alunos do ensino fundamental.

Para a professora Jane Fran, a participação da família para a realização da exposição é de suma importância durante as etapas de desenvolvimento do tema pelos alunos. “Nós temos uma etapa que é feita dentro da sala de aula para a confecção dos materiais demonstrativos, mas, quando os familiares se envolvem juntamente com os alunos, isso torna o nosso trabalho ainda mais rico, porque ao mesmo tempo em que os alunos vão explicando o visitante visualiza o que está sendo falado através de um material riquíssimo feito com muita criatividade.”

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

“O seringal e a vida dos seringueiros”: ExpoMeta tem como tema a história do AC