Rio Branco, Acre,


Países onde seus dólares de férias vão render mais

Está querendo viajar, e só consegue pensar que o dólar anda muito caro? Este índice combina taxa de câmbio e inflação para mostrar onde seu dinheiro de férias vai render mais

dolares para viajar

Está querendo viajar, e só consegue pensar que o dólar anda muito caro?

PUBLICIDADE

De fato, a moeda americana é o parâmetro para todas as outras. Mesmo que você pretenda viajar para outro país que não os EUA, vai provavelmente ter que comprar dólar para converter pela moeda local por lá. Mesmo que não seja esse o caso, o dólar vai com certeza influenciar a taxa de câmbio que você vai conseguir.

Então, seria interessante saber onde seus dólares estarão valendo mais, não é mesmo?

Não só no sentido de quais países têm moedas fracas em relação ao dólar; também, em quais países seus dólares vão render mais, ou seja, servir para comprar mais coisas, uma vez que os preços locais podem ser salgados (um clássico exemplo no contexto brasileiro é pensar que o Chile é um bom negócio porque o peso chileno vale menos que o real. Porém, quem já tentou jantar recentemente em Santiago sabe que o barato pode sair caro).

O índice

O mapa abaixo foi criado pelo site Vox.com.

mapa paises onde o dolar vale mais

Enquanto o índice é mais útil quanto mais cedo você usá-lo (uma vez que as taxas consideradas nele mudam ao longo do tempo), a ideia é sempre utilizar dois fatores para descobrir quão acessível o destino que você deseja conhecer é.

Encontrar um destino “barato” é mais do que simplesmente olhar as taxas de câmbio. A desvalorização da moeda muitas vezes leva à inflação – preços mais elevados -, caso em que seus dólares podem comprar mais moedas locais sem realmente comprar-lhe mais produtos.

É por isso que o “Índice de Férias Vox” combina a taxa de câmbio com informações de inflação para mostrar os países que vale a pena visitar agora.

Em números

Por exemplo, neste momento, um dólar americano compra cerca de 14,2 rands sul-africanos. Isso é 18% mais do que os 12 rands que você poderia comprar em abril de 2015. Mas a taxa de inflação na África do Sul foi de cerca de 6,6%, de modo que o rand de hoje não vai tão longe quanto teria ido um ano atrás. Mesmo fazendo o ajuste, no entanto, o dólar vai comprar 10,7% mais bens na África do Sul do que teria comprado um ano atrás.

Ou seja, o mapa mostra os melhores negócios em cada país no presente. Não responde a questão “A África do Sul é barata?”, mas sim “A África do Sul está mais barata agora do que era há um ano?”.

De acordo com o índice, os países onde o dólar tem visto os maiores ganhos ao longo do último ano são Argentina, Rússia, Colômbia, África do Sul e México. Por outro lado, o Japão e a Islândia viram suas moedas se fortalecerem frente ao dólar recentemente.

Clique aqui para ver a lista completa (em inglês) e explorar mais o Índice de Férias Vox. [LifeHacker]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up