ContilNet Notícias

PF indicia presidente do Bradesco na Operação Zelotes

Por O Globo

Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Bradesco - Marcos Alves / Agência O Globo

Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Bradesco – Marcos Alves / Agência O Globo

A Polícia Federal (PF) indiciou dez pessoas em inquérito que apura o envolvimento do banco Bradesco em irregularidades investigadas pela Operação Zelotes. Segundo uma fonte que acompanha de perto o caso, entre os envolvidos está o próprio presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco.

O relatório já foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal. Houve indiciamento por cinco crimes: corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa, tráfico de influência e lavagem de dinheiro. O inquérito — apenas uma das várias frentes de investigação da Zelotes — é sigiloso e foi concluído na semana passada.

Segundo o portal G1, a Procuradoria da República no Distrito Federal confirmou que recebeu o relatório e analisará o documetno para decidir se apresentará denúncia à Justiça Federal contra os indiciados.

Nas outras investigações da Zelotes, MPF e PF costumam responsabilizar executivos das empresas e conselheiros e ex-conselheiros do Carf, além dos intermediadores. No inquérito referente ao Bradesco, nem PF nem MPF confirmaram os nomes dos indiciados.

O G1 informa que o banco é investigado na Zelotes desde o ano passado pela contratação de um grupo que, segundo as investigações, pagava propina em troca de decisões favoráveis no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), tribunal administrativo, ao qual os contribuintes recorrem contra multas aplicadas pela Receita.

LEIA MAIS

Sair da versão mobile