22 de abril de 2024

Polícia Militar do Acre compõe Operação Ágata na fronteira do país

fronteira

A operação faz parte de um Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal

Foi realizada na última segunda-feira, 20, em Brasileia a formatura da Operação Ágata XI, com a participação das Forças Armadas e Órgãos de Segurança Pública dos Estados do Acre, Bolívia e agências governamentais.

A operação faz parte de um Plano Estratégico de Fronteiras (PEF) do Governo Federal e foi criado para prevenir e reprimir a ação de criminosos na divisa do Brasil com países sul-americanos, realizando missões destinadas a coibir delitos como narcotráfico, contrabando, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, dentre outros.

Um dos eventos foi realizado na Ponte Wilson Pinheiro, que liga o município de Brasiléia à Cobija-Bolívia. Na ocasião estiveram presentes o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, Comandante Militar da Amazônia, General Geraldo Antônio Mioto, Comandante Geral da PMAC, CEL Júlio Cesar, Tenente coronel PM Glayson Dantas, Major PM Estene, Procurador de Justiça Cosmo Lima de Souza, Superintendente da Polícia Federal, Chang Fan e o Delegado Federal Daniel Cola.

As ações da Operação Ágata abrangem desde a vigilância do espaço aéreo até operações de patrulha e inspeção nos principais rios e estradas que dão acesso ao país. Participam desse esforço a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ibama, Funai, Receita Federal e órgãos de segurança dos estados das regiões de fronteira.

Segundo o Comandante do Comando Policiamento Operacional III o Tenente Coronel Glayson Dantas da Polícia Militar. “As ações da Operação Ágata somam esforços as operações de controle de fronteiras e ribeirinhas que estão no cronograma de ações do CPO III para o ano.” Agradeceu o apoio e esforço dos oficiais e praças da PM que atuam na região de tríplice fronteira e do Comandante da Polícia Nacional Boliviana Coronel Juan Carlos Arauco.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost