18 de abril de 2024

Recursos de R$ 150 mil garantirão retorno de Ferroviários

unnamed

A iniciativa atende a uma deliberação do Ministério Público Federal (MPF) que visa facilitar a preservação do patrimônio histórico cultural/Foto: Reprodução

O presidente da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em Rondônia, José Bispo, em visita a redação do Jornal Eletrônico Rondônia Dinamica, na manha desta terça-feira (7), anunciou mais uma “boa nova” para seus associados e membros da entidade, que dará um novo “folego” e incentivo para esses pioneiros e seus familiares, na luta por uma vida mais digna, após anos de trabalho e esforços dedicados a sociedade.

José Bispo, acompanhado de seu vice-presidente, George Telles (Carioca), informou que o anúncio, trata-se de um recurso no valor de R$ 150 mil, advindo do projeto “Memoria Viva”, executado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, e que tem como objetivo, dentre outras propostas, a revitalização e conservação do Complexo Madeira Mamoré.

O projeto “Memoria Viva” capacitou no último mês de abril, os antigos trabalhadores da EFMM, como guias turísticos, por meio de curso ministrado pela Funcultural e agora, os ferroviários aguardam por em prática o aprendizado com o proposito de retornarem a labuta, no lugar histórico onde passaram a maior parte de suas vidas.

“Este repasse destinado pela prefeitura, está sendo aguardado pela associação desse do mês de setembro de 2015. Além de servir para remunerar os novo guias turísticos, que tem a faixa etária entre 79 a 86 anos, esse valor será investido na área do Complexo Madeira Mamoré, na manutenção das locomotivas Automotrix e Calama Azul” afirmou o presidente do Ferroviários, José Bispo, que fez questão de afirmar: “Pela luta, suor e sangue derramados, além de centenas de vidas que sucumbiram nesta grande obra, é o mínimo. A categoria espera mais reconhecimento e dignidade para estes guerreiros”

Presidente da Funcultural garante repasse

A garantia do repasse deste recurso ainda nesta semana, foi dada pela nova presidente da Funcultural, Gelca Maria de Oliveira Pereira, durante reunião com os membros da Associação dos Ferroviários da EFMM, realizada no início desta semana, no Prédio do Relógio, onde funciona temporariamente a sede administrativa da Associação.

O sindicalista George Teles informou que a nova gestora da pasta do prefeito Nazif, garantiu que até sexta feira estaria feito o repasse da prefeitura para a Entidade. “A prefeitura está fazendo a sua parte, mais falta muito o que realizar, por parte do executivo municipal, como por exemplo, a reforma dos banheiros públicos destruídos por marginais, uma nova estrutura de iluminação e a instalação de câmara de vídeo monitoramento, para maior segurança da população local, visitantes e turistas que frequentam o complexo turístico Madeira Mamoré”, listou Carioca.

Parceria com órgão Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), iniciou na terça-feira, 26, os trabalhos para realizar o gradeamento que delimita o Complexo da Estrada Ferro Madeira Mamoré.

A iniciativa atende a uma deliberação do Ministério Público Federal (MPF) que visa facilitar a preservação do patrimônio histórico cultural e definir os horários funcionamento.

Parceiros com competência

Carioca ressaltou a parceria do IPHAN Nacional e municipal, (além de outros parceiros, com MP’s Federal e Estadual, Governo Federal”, estão realizando o gradeamento do complexo. “O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), iniciou no último mês, com fiscalização do IPHAN municipal, a obra de gradeamento que delimita o Complexo da Estrada Ferro Madeira Mamoré.

A iniciativa atende a uma deliberação do Ministério Público Federal (MPF), com o intuito sempre maior da preservação do patrimônio histórico cultural”, ressaltou George Telles, que fez questão de dizer que os últimos avanços na melhoria da estrutura do complexo vem sendo conquistada através dos esforços conjuntos dos parceiros citados e o empenho dos membros da diretoria da Associação.

“Além das obras em andamento, o IPHAN nacional aguarda a conclusão do projeto de revitalização da EFMM pelo Instituto local, para repasse de mais recursos.”, disse Telles.

E concluiu o sindicalista com outra notícia relevante:

“Estivemos em reunião com representantes da Energia santo Antônio em Porto velho, após contato com a direção da empresa em São Paulo e para nossa satisfação, recebemos a notícia que em breve estaremos firmando mais uma nova parceira com esta empreendedor de grande porte”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost