O senador do Acre, Jorge Viana (PT), usou sua página oficial no Facebook para fazer um alerta sobre baixo nível do Rio Acre, que deixou à mostra partes das ferragens da antiga ponte metálica que ligava os dois polos da cidade de Rio Branco.
Viana publicou, junto com a nota, a foto de Marcos Viccentti, que mostra parte da história do Acre no leito do rio.
“A seca do nosso rio Acre é preocupante. Isso mostra mais uma das respostas que a natureza vem dando para as ações humanas”, escreveu o senador.
O rio que banha a capital acreana chegou a menor cota dos últimos 12 anos, com 1,95 metros. O menor nível da história é do ano de 2011, no dia 14 de setembro, quando ele chegou a 1,50 metros.
“Nós ainda estamos no mês de junho e diante de um nível tão baixo do rio, todos devemos estar alertas, especialmente em relação ao consumo de água”, finalizou o petista.
O porta-voz do governador do Acre, Tião Viana (PT), o jornalista Leonildo Rosas também usou as redes sociais para externar preocupação com o nível dos rios acreanos. Rosas publicou uma imagem de uma balsa que encalhou em região quase seca do rio Taruacá. A embarcação seguia para o município de Jordão com insumos para construção de obras.
“Construir nas áreas mais remotas do Acre não é coisa fácil. É preciso muita determinação e coragem. A imagem mostra uma balsa encalhada no quase sem água Rio Tarauacá”, escreveu o jornalista.