Rio Branco, Acre,


Solstício de inverno: noite mais longa do ano será registrada nesta segunda-feira no Brasil

O solstício de inverno no hemisfério sul acontecerá às 19h34 (horário de Brasília), nesta segunda-feira (20), às 17h34, horário Acre

o solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação a partir da linha do equador/Foto: Reprodução.
o solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação a partir da linha do equador/Foto: Reprodução.

Na astronomia, o solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador.
Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro.

Em 2016, o solstício de inverno no hemisfério sul acontecerá às 19h34 (horário de Brasília) no Brasil, nesta segunda-feira (20), às 17h34, horário local, quando se inicia o inverno no Brasil e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto.

PUBLICIDADE

Esse fenômeno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador. Embora sua data não seja a mesma em todos os anos, pode-se dizer que ocorre normalmente por volta do dia 22 de Dezembro no hemisfério norte e 21 de Junho no hemisfério sul (em anos bissextos as datas podem se alterar).

Com informações do site calendarr.com

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up