Rio Branco, Acre,


Uninorte abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2016; inscrições vão até 9 de junho

medicina
A instituição está ofertando 40 vagas para o curso de Medicina

Inscrições podem ser realizadas até 09 de junho. As provas ocorrem no dia 19 deste mês, a partir das 14 horas, em Rio Branco

Entre lápis, apostilas e simulados, muitos estudantes seguem firme em um único propósito, o de chegar ao tão sonhado curso superior de Medicina. A Uninorte Acre, instituição de ensino com 14 anos de compromisso com educação de qualidade, abriu inscrições para o Vestibular de Medicina 2016. As inscrições podem ser feitas pelos sites www.strixeducacao.com.br ou www.uninorteac.com.br, até o dia 09 de junho.

PUBLICIDADE

A instituição está ofertando 40 vagas para o curso de Medicina. O processo, que já é realizado pela quarta vez no estado do Acre, possibilita o ingresso de estudantes acreanos e de outros Estados como é o caso do acadêmico Bruno Carriço de Oliveira, de Florianópolis.

Distante da família e de amigos há mais de três meses, Bruno Carriço, mudou-se para o Acre em fevereiro deste ano. Recentemente, o acadêmico criou um blog para falar de sua vivência no Acre, do curso de Medicina da Uninorte e também para encorajar os que, assim como ele, pretendem correr atrás de seus sonhos, mudar de carreira e ingressar em uma faculdade, sobretudo longe de casa.

“O Acre tem me proporcionado a realização do sonho de cursar Medicina. A saudade da família e dos amigos existe, mas cede espaço ao convívio com pessoas especiais que me acompanham nessa trajetória, constituindo uma verdadeira família. A sala de aula é composta por uma expressiva quantidade de alunos de outras partes do país, o que intensifica a aproximação e união da turma, amenizando a distância de casa. Outro ponto a se destacar é que as férias são sempre em períodos determinados. Dessa forma, posso me programar para visitar com certa regularidade a cidade onde sempre morei (Florianópolis/SC). Por fim, não há como deixar de notar a receptividade dos moradores do Acre, que fazem de tudo para nos sentirmos em casa – o que acaba, de fato ocorrendo, a ponto de pensarmos se não é por aqui que pretendemos ficar”, esclarece Carriço.

laboratorios2
Laboratório do curso de medicina da Uninorte

Assim, como Bruno Carriço, outros estudantes têm seguido o mesmo objetivo e mudado para o Acre, com o intuito de ingressar no curso de Medicina. O Paranaense de Foz do Iguaçu, Lucas Vieira de 19 anos é outro exemplo de determinação decidindo seguir para o Acre para cursar Medicina.

Segundo o acadêmico, tudo mudou e de forma muito rápida, pois quando percebeu não estava mais vendo Cataratas nem mesmo o Rio Iguaçu, mas sim o Rio Acre. Lucas também relata sua vida e boas experiências no Acre, no blog “Medicina no Acre” criado pelo colega de curso. O jovem se diz surpreso com o Estado que o acolheu. “Por incrível que pareça o Acre me surpreende a cada dia e a saudade que é a pior amiga, começa a não ter tanto efeito na vida. A nossa Instituição de ensino, a Uninorte é maravilhosa não somente em infraestrutura, mas também em seu quadro docente. Estou em um bom lugar e sairei daqui um bom profissional e salvarei muitas vidas. É isso que reflito toda vez que levanto da cama, pela manhã, e penso em todos os meus familiares e amigos que estão no Paraná torcendo pelo meu sucesso”, disse.

Metodologia ativa

Os professores da Uninorte são incentivados à reinvenção e a revisão constante das próprias práticas pedagógicas, alguns dos princípios essenciais para a utilização da metodologia ativa, que é definida como uma concepção educativa que estimula a crítica e reflexão no processo de ensino e aprendizagem.

A Ph.D. em morfologia e professora de Medicina da Uninorte, Carolina Pontes Soares, é uma das poucas profissionais do Brasil que utiliza a metodologia ativa na área da Saúde. “Utilizo a metodologia ativa há dois anos, mas trabalho com morfologia desde meu mestrado em 2009”. A professora explica que em suas aulas o acadêmico é incentivado a refletir sobre o aprendizado que está obtendo, ajudando na construção do processo, onde o professor não é mais o centro, mas sim o próprio aluno, tendo a oportunidade de vivenciar formas dinâmicas de aprendizado. “O uso da metodologia ativa em sala de aula implica em diferentes estratégias de aprendizagem. Em algumas aulas posso utilizar projeção, desenho sobre a pele ou mesmo massinhas de modelar, onde os alunos constroem os órgãos para entender seu funcionamento. O importante é que o aluno compreenda o que está sendo feito e seja capaz de raciocinar a partir do que está fazendo”, explica a professora.

De acordo com o acadêmico do 2º período de Medicina, Tadeu Magalhães Souza, o desenvolvimento das aulas torna-se muito melhor. “Esta metodologia faz a gente passar de espectador, como na metodologia tradicional, para protagonista. A própria tutoria que temos aqui na Uninorte é uma forma de método ativo, pois o professor orienta os alunos, mas quem vai nortear é o aluno”, disse o acadêmico.

As principais metodologias ativas utilizadas atualmente são a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL, da sigla em inglês); a Metodologia da Problematização (MP); e a Aprendizagem Baseada em Projetos. Assim, a Uninorte segue inovando para que seus acadêmicos possam desenvolver habilidades criativas dentro das disciplinas apreendidas.

Sobre o Processo Seletivo

O processo seletivo será constituído por uma prova de Redação e por mais quatro provas objetivas, compostas por 40 (quarenta) questões práticas de múltipla escolha e 5 (cinco) objetivas de resposta curta, totalizando 45 questões.

As provas serão aplicadas no dia 19 de junho, a partir das 14h (horário Local/Acre) e terá duração de quatro horas e trinta minutos. A partir do dia 17 de junho estará disponível nos sites www.strixeducacao.com.br e www.uninorteac.com.br, na área restrita dos candidatos, o local de prova.

Sobre a Uninorte

Em 28 de outubro de 2002, a União Educacional do Norte – Uninorte iniciou suas atividades buscando formar profissionais de excelência reconhecida pelo mundo do trabalho, assegurando qualidade dos processos em todos os níveis da Educação Superior, através da melhor composição de metodologia de ensino e corpo docente qualificado, promovendo a aprendizagem e a produção do conhecimento; garantir, mediante alocação dos melhores recursos em termos de instalações e corpo técnico-administrativo, conforto e segurança aos seus alunos, autos sustentação econômica e financeira à Instituição, agregando valor à mantenedora e à sociedade. (Assessoria)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up