
Os acadêmicos do 7° período do curso de odontologia da Uninorte realizaram uma ação de cidadania com os alunos da escola Boa União, no Ramal da Garapeira, em Rio Branco. Ao todo foram atendidos cerca de 120 crianças entre 5 e 11 anos.
Durante dois meses os acadêmicos marcaram presença na escola, ensinando técnicas de escovação e hábitos bucais saudáveis.
Os estudantes também puderam perceber que alguns hábitos errados estavam ocasionando grande incidência de cáries e acúmulo de placas bacterianas.

Acadêmicos da Uninorte voluntários no projeto /Foto: Reprodução
De acordo com os acadêmicos, as orientações com a escovação de forma correta e melhores cuidados com a higiene bucal melhoraram significativamente o sorriso das crianças da escola.
O projeto liderado pelos alunos da Uninorte faz parte da disciplina de Saúde Coletiva. A intenção nos próximos semestres é expandir o projeto para outras regiões da capital.
Encerramento do Projeto
Após dois meses de trabalho de saúde bucal das crianças, o projeto chegou ao fim com grande sucesso, contando até mesmo com a presença da banda de música da Polícia Militar do Acre.
Os alunos também receberam kits de higiene bucal, com escova, creme e aplicação de flúor, além de acompanharem exibição teatral de fantoches e brincadeiras diversas.
Toda a programação foi realizada em parceria com uma unidade de saúde da região. Na ocasião, foram ministradas palestras sobre diversos temas como vacinação e testes rápidos.
Segundo a acadêmica de odontologia Cliciane Holanda, 22 anos, o projeto é importante por inserir o futuro profissional de odontologia com a realidade da sociedade e por proporcionar um serviço social para a comunidade.
“No período de dois meses em que estivemos trabalhando nessa comunidade, pudemos perceber grandes melhoras com as crianças. A comunidade escolar nos acolheu muito bem, seguindo as nossas orientações. Isso nos engrandece como pessoa, acadêmico e como profissional”, destacou Cliciane.
