O salário dos servidores que trabalham nos diversos setores de saúde pública do estado do Acre é um dos piores do Brasil. A afirmação é do deputado Raimundinho da Saúde (PTN), que atua também como sindicalista há vários anos na capital e nos municípios acreanos.
O parlamentar, que esteve na manhã da última sexta-feira (1º) participando de uma manifestação na Policlínica do Tucumã, também revelou à ContilNet que o governo de Tião Viana não vem fazendo nada para reverter esta situação.
“O governo do estado não tem feito nada para melhorar o salário do servidor público que atende em diversos setores da saúde do Acre. Hoje esta categoria tem um dos piores salários do País”, admitiu.
Ele disse que apresentou um formato de negociação para o governo e os sindicatos, mas que ainda espera que a proposta seja liberada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para ser votada na Assembleia Legislativa.
“Por enquanto, o TCE não permitiu que esta proposta fosse votada na Assembleia, mas, tão logo seja aprovada, irá beneficiar os trabalhadores da saúde a partir de 2017”, garante.

Deputado Raimundinho diz que salário dos servidores é um dos piores do país; subsecretário Ruy contesta/Foto: ContilNet
Ao falar sobre o fechamento da Policlínica do Tucumã nos feriados e finais de semana, Raimundinho disse que o local foi criado para funcionar como uma UPA 24 horas, mas que isso nunca aconteceu.
“Agora cortam o atendimento até nos finais de semanas e feriados e querem que a população aceite.”
Acerca da ameaça de corte na complementação do salário de servidores que trabalham na Policlínica do Tucumã e até o remanejamento de alguns deles para outros setores da saúde, o parlamentar afirmou que, se isso acontecer, vai prejudicar muitas pessoas que têm filhos estudando fora ou que adquiriram veículos ou imóveis contando com este dinheiro.
“Não somos a favor de salário extra, mas somos a favor de salários dignos. Como o governo não paga um salário digno aos seus servidores, terá que continuar pagando estas complementações”, criticou Raimundinho.
Ruy: “Governo faz esforço para manter saúde funcionando”
Para o subsecretário de Saúde do estado, Ruy Arruda, a realidade do setor de saúde do Acre é muito diferente do que diz o deputado Raimundinho. “Na verdade, não tenho esses dados. As informações que tenho são que nossa realidade é muito favorável se comparada a outros estados do Brasil.
”
E acrescenta: “Basta ver o esforço que o governador Tião Viana vem fazendo para manter o pagamento dos servidores em dia e também para que todos os setores de atendimento ao público continuem funcionando”.
Ruy lembra que grandes estados, como é o caso do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, estão tendo dificuldades para pagar salário de servidores e quitar os parcelamentos que fizeram.
“Muitos ainda nem pagaram o décimo-terceiro do ano passado. Acredito que o momento é de união entre servidores, gestores e sindicatos, para que possamos conseguir chegar a uma situação estável e para que não comprometa o atendimento a população”, pondera.
