Uma denúncia foi encaminhada para a ContilNet pelas redes sociais na tarde de ontem revelando que a empresa de call center Contax, localizada na Via Verde, diz estar recrutando pessoas, fazendo com que essas gastem na confecção de documentos e acabem não sendo efetivadas.
A empresa usaria inclusive os serviços do Sistema Nacional de Empregos (Sine) para encaminhamentos. Uma vez em contato com o sistema e depois de passar por longas e torturantes filas, o candidato à vaga ainda precisa providenciar uma série de documentos, todos autenticados.
Após as avaliações iniciais, o candidato é encaminhado para realizar o exame médico admissional, e após todo este trabalho, os custos para produzir a documentação e as viagens até o local, distante do centro da cidade, a empresa não efetiva a contratação.
Para o candidato excluído e autor da denúncia, a ação da empresa causa constrangimentos e gastos, sendo que se não pretendia contratar, qual o motivo de fazer cadastro e até o exame médico?
A equipe da ContilNet entrou em contato com a Contax, pra entender se tal procedimento exaustivo seria o padrão obrigatória da empresa, tendo a atendente Silvânia repassado para o telefone da gerente de Recursos Humanos, Fernanda Rabelo, a qual informou não ter autorização para tratar do assunto, pedindo que fosse encaminhado um e-mail com as questões para serem enviadas para o setor de comunicação da empresa.
A assessoria da Contax afirma que a empresa segue a risca todas as normas e regulamentos necessários durante o processe de escolha de sua mão de obra. E aproveitou para afirmar que é uma das maiores empregadoras do país, contratando mais de 10 mil profissionais só neste ano. Leia abaixo o comunicado na íntegra:
Nota à imprensa – Contax
A Contax esclarece que cumpre toda a legislação trabalhista e as normas específicas para o setor de call center, inclusive no que diz respeito aos processos de recrutamento e seleção. A empresa é uma das maiores empregadoras formais do Brasil, com mais de 60 mil profissionais, atuando há mais de 15 anos no mercado de relacionamento entre empresas e clientes. Apenas em 2016, a companhia contratou mais de 10 mil profissionais em todo o Brasil.
Abaixo a denúncia na íntegra:
“Sobre aquela empresa CONTAX e tipo uma denuncia. Aquele povo divulga vaga de emprego no sine, em tudo que e lugar faz você ir la fazer entrevista, uma serie de testes, entrega uma lista com uma porrada de documentos para serem entregues,(isso e trabalhoso pra conseguir) até o exame adminissional, ou seja, como se fosse ser contratado, faz você passar o dia inteiro la pra fazer a entrega desses documentos. pegam, inventam um motivo qualquer, e nao chamam a pessoa depois de tudo isso isso eles fazem com varios, fazem as pessoas criatem perspectivas, e acabam sendo e iludidas se você for la hoje, tem filas e filas porque tipo, se a empresa nao quer contratar a pessoa, nao diga que vai contratar, fazendo a pessoas autenticar documentos, dizendo que a pessoa esta contratada…até o exame pra contratação e feito e no fim nao chamam!! espero que entenda o recado ai!! E so isso mesmo.(SIC)”, dizia a mensagem.
