Em coletiva, comissão divulga mudanças no regulamento da Cavalgada

Na manhã desta segunda-feira (18), a comissão organizadora da Cavalgada 2016, composta pelas autoridades da segurança, trânsito e Ministério Público, se reuniu em uma coletiva de imprensa para divulgar as regras do evento.

A festa será realizada no próximo domingo (24), com saída da Gameleira, seguindo até o portão do Parque Marechal Castelo Branco. O regulamento e as inscrições para participar da Cavalgada se aplicam ao público que deseja ir de quadriciclo ou a cavalo, além dos empresários responsáveis pelas comitivas.

05fa2dd7-6a96-42cc-87fc-16994cb99002

De acordo com a secretária de turismo, Raquel Moreira, este ano várias mudanças foram necessárias para garantir a tranquilidade do evento, uma delas está relacionada às novas regras para os quadriciclos.

“Especificamente em relação às inscrições, as mudanças atingem basicamente o uso dos quadriciclos, o condutor precisa ser maior de idade e possuir habilitação, além disso, serão permitidas na garupa do veículo somente crianças maiores de sete anos. Outra regra importante é que o condutor não poderá, em hipótese alguma, desviar o percurso da Cavalgada, caso isso aconteça, ele será punido. Teremos outras mudanças ao longo da avenida, como a participação da economia solidária e outros aspectos que achamos viáveis para a melhoria do evento”, disse a secretária.

Durante a coletiva, o promotor responsável pela Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor no MPAC, Vinícius Menandro Evangelista, falou sobre a fiscalização das normas em relação aos animais, para evitar assim os maus tratos.

cavalgada

“Todos que irão levar seus cavalos para a Cavalgada estão assinando um termo se comprometendo a obedecer aos regulamentos. Este ano será permitido somente uma pessoa por montaria, menores de idade só poderão montar se estiverem acompanhados dos pais ou responsáveis. Todos os animais serão cadastrados e fiscalizados pelo IDAF e MPAC durante o percurso, para evitar casos de maus tratos aos animais, como já aconteceu anos anteriores”.

Em relação ao esquema de segurança, segundo o secretário de segurança pública, Emylson Farias, disse que todas as polícias já estão articuladas e preparadas para garantir a tranquilidade do evento.

“Nós vamos ter o Corpo de Bombeiros trabalhando nas cordas de contingenciamento e organização, para que não tenhamos nenhum incidente entre os participantes. Vamos ter o Detran organizando a parte de trânsito, ao todo, mais de 200 homens estarão trabalhando e certamente vamos ter uma festa tranquila”, completou o secretário.

De acordo com o comandante da Polícia Militar, cel. Júlio César, a polícia local está preparada para atender, não só a Cavalgada, bem como todos os dias de Expoacre, para garantir a segurança da população que visitar a Feira Agropecuária.

“Nós estamos com todo o policiamento pronto, as unidades operacionais do 2º Distrito e o BOPE, durante a Cavalgada teremos 150 homens divididos por equipes ao longo do percurso, nos demais dias da Expoacre teremos em média 120 policiais militares cobrindo todo o Parque. Temos vários ajustes sendo feitos, portanto, será um evento de paz e para a família”.

PUBLICIDADE