20 de abril de 2024

Ifac realiza terceira edição dos jogos intercampi com participação de mais de 250 atletas

JIFAC 2016 (598)

Evento contou com mais de 250 jovens-atletas /Foto: Assessoria

A terceira edição dos Jogos do Instituto Federal do Acre, o Jifac 2016, ocorreu no período de 07 a 10 de julho no município de Tarauacá. Os jogos, além de propiciarem a interação entre estudantes, professores e técnicos das unidades do Ifac dos municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Xapuri, Cruzeiro do Sul e Tarauacá, também revelaram talentos no esporte e movimentaram a cidade, atraindo público diverso para assistir às partidas. Mais de 250 jovens-atletas estiveram envolvidos no evento organizado pela Coordenação de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão com apoio da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil do Ifac e da Prefeitura de Tarauacá.

Os atletas participaram do Jifac competindo em modalidades individuais como atletismo, xadrez e tênis de mesa e modalidades coletivas como futsal, handebol, basquete e vôlei de praia. As disputas ocorreram no Ginásio Municipal, Estádio Naborzão, Escola Djalma Batista, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre – Sinteac e no Salão Paroquial da Paróquia São José.

O propósito do Jifac é promover a participação dos estudantes em atividades esportivas de cunho educacional, propiciando seu desenvolvimento integral, como ser social, autônomo, democrático e participante, contribuindo para o pleno exercício da cidadania. Entre seus objetivos, os jogos também visam integrar alunos, professores e técnicos, estimular a prática esportiva, e identificar talentos no esporte.

JIFAC2016 (369)

Futsal foi uma das modalidades do evento /Foto: Assessoria

O presidente da Comissão Organizadora do JIFAC 2016 e coordenador de Esporte e Lazer da Proex, Prof. Emanoel Rogério, ressaltou o caráter pedagógico do evento. Segundo o professor, “os jogos do Ifac vão além dos resultados obtidos dentro das quadras, das piscinas, das pistas, porque é uma oportunidade que os alunos têm de conhecerem outra cultura, conhecer o seu próprio Estado”, afirmou.

Atleta da equipe de futsal do Campus Sena Madureira, Isaquiel dos Santos, falou sobre o clima dos jogos, a interação entre os atletas e a expectativa para a próxima edição do Jifac. “Que no ano que vem, nós voltemos com mais força, com mais alunos para que possa acontecer como este ano: um jogo bem animado, sem brigas, sem confusão e todo mundo se respeitando”, elogiou.

“Ver a participação dos alunos é o que mais me dá satisfação”, afirmou a reitora do Ifac, Profa. Rosana Cavalcante dos Santos. “Muitos nunca saíram do seu município. A maioria dos meninos de Cruzeiro do Sul, que é do lado de Tarauacá, por exemplo, não conheciam o município vizinho, assim como nossos estudantes de Rio Branco, Xapuri e Sena Madureira. Então, o evento esportivo é uma ação extremamente integradora. Ele envolve a motivação do aluno em participar na competição, mas muito mais que isso, é o entendimento do ser social, e este é o maior ganho da instituição”, declarou.

JIFAC 2016 (473)

Disputas acirradas no vôlei de praia /Foto: Assessoria

Comunidade presente – As partidas de futsal e handebol no Ginásio Municipal de Tarauacá receberam o maior número de pessoas nas arquibancadas. Estudantes e servidores diretamente envolvidos nos jogos como também seus familiares e alunos de outras escolas fizeram parte da torcida para as equipes na disputa pelo troféu.

Segundo o diretor Geral do Campus Tarauacá, Prof. Sérgio Flórido, além de proporcionar que estudantes de outras unidades conhecessem o município sede do Jifac 2016, foi também uma satisfação da comunidade receber os visitantes. “Os jogos foram uma grande confraternização. Estão todos de parabéns”, disse. “A cidade viveu os jogos”, concluiu.

“Tarauacá é muito receptiva, a cidade vive o clima esportivo, o pessoal daqui gosta muito de esporte e os jogos transcorreram da melhor forma possível”, completou o Prof. Emanoel Rogério.

JIFAC2016 (579)

Basquete teve muitos adeptos /Foto: Assessoria

Valorização do esporte – O pró-reitor de Extensão do Ifac, Fabio Storch, destacou a importância do investimento no esporte com os editais de incentivo a projetos de esporte e lazer, e ainda, o Pró-Esporte que garante um auxílio financeiro mensal aos estudantes que participam de atividades esportivas institucionalizadas. O pró-reitor falou também sobre o envolvimento dos alunos com a instituição que vai além da sala de aula. “É muito importante para a aproximação do aluno com a instituição, para que ele venha a se apaixonar ainda mais pelo Ifac, interagir com os outros campi, alunos e conhecer os outros cursos que nós temos”, pontuou.

De acordo com a reitora, a valorização do esporte e cultura é uma das principais metas do Ifac. “Desde 2014, temos investido na valorização do esporte e cultura no Instituto. Essas ações se materializam com os auxílios, editais Pró-Cultura e Pró-Esporte, lançados desde o ano passado. São editais que envolvem os professores para que seja incentivado, além do ensino, a cultura e esporte”, explicou.

Os jogos do Ifac tiveram sua primeira edição realizada em 2010, em Rio Branco. Já a segunda ocorreu em 2015 quando o Campus Cruzeiro do Sul sediou o evento que contou com a participação de mais de 150 estudantes do Ifac.

Com a realização dos Jogos do Ifac em 2016, as equipes e atletas que alcançaram os melhores resultados se preparam para participar da fase regional dos Jogos dos Institutos Federais, Jif’s, que será realizada em Manaus de 28 de agosto a 02 de setembro de 2016.

JIFAC2016 (722)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost