ContilNet Notícias

Mais de 500 famílias sofrem com a falta de energia em ramais do Bujari

Por REDAÇÃO CONTILNET

Na manhã desta sexta-feira (1), moradores da comunidade Valteraze se reuniram na sede do Comitê do Programa Luz para Todos em Rio Branco para reclamar da falta de energia em alguns ramais da localidade. Hoje são mais de 500 famílias que vivem sem energia em suas casas, morando de forma precária.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Bujari, Sandra Chagas, somente 12 quilômetros da comunidade tem energia. Por isso muitas famílias estão passando por vários transtornos sem luz nas suas casas.
eletroba

Moradores reclamam da falta de energia nos ramais de Bujari/Foto: Alamara Barros/ContilNet

“Nós viemos tentar uma negociação junto ao diretor do comitê do Programa Luz para Todos, ver a possibilidade de ter mais recursos de energia, até mesmo de outra área para completar os 78 quilômetros desta comunidade com energia para todos. Os moradores se reuniram com a direção do comitê do programa e ficou acordado que em agosto seria disponibilizado mais recurso de energia em outros ramais da comunidade”, disse Sandra.

Margarida Alves , mãe de uma criança especial, diz que sofre muito com a falta de energia/Foto: Alamara Barros ContilNet

A dona de casa Margarida Alves mora na comunidade há oito meses. Mãe de uma criança especial, ela sempre sofre muito com a falta de energia. Segundo ela, por conta da doença, a filha tem crise respiratória e necessita de nebulização, mas sem energia ela sempre precisou da ajuda dos moradores para percorrer quase dez quilômetros de ramal com a filha até a casa da mãe, lugar mais próximo que tem luz.

.“Uma vez eu arrisquei ir andando com a minha filha, e ela chegou na casa da minha mãe muito inchada e cheia de dores. Agora tenho que ficar pedindo favor de um e outro para nos levar de carro. Minha filha precisa ir praticamente umas 15 vezes ao mês ao posto de saúde, e quando tem crise respiratória precisa de nebulização. Agora que estamos no verão tá é bom, sufoco mesmo é no inverno, que fica mais complicado para eu sair com ela. Muito transtorno, porque meu marido trabalha na fazenda para garantir o nosso sustento e eu tenho que lutar sozinha com ela”, relatou Margarida.

Alberto Fernandes, diretor do Programa Luz para Todos/Foto: Alamara Barros ContilNet

Segundo o diretor do Comitê do Programa Luz para Todos, Alberto Fernandes Rodrigues, em 2014 foi aprovado o recurso de cobertura total de energia para o município do Bujari, porém a comunidade Valteraze ainda não existia e o Incra não comunicou que assentaria essas famílias no local.

“Não fomos avisados formalmente pelo Incra. Com isso, nós tiramos a energia do Ramal do Cacau, onde as famílias que ali moravam tiveram que deixar o local por ordem da Justiça, e transferimos para a comunidade Valteraze. O que combinamos em reunião com os moradores é que até agosto a Eletrobrás-Acre irá fazer a transferência dos recursos que sobrarão de outros municípios para atender a comunidade, que irá cobrir aproximadamente mais 12 quilômetros”, informou o diretor.
Sair da versão mobile