Mau agouro
Ao descobrir que Normando Sales está assessorando Alan Rick um conhecido de Sena Madureira decretou: “Lascou-se! A praga que Padre Paulino jogou sobre Normando quando ele tomou um terreno da igreja fez com que ele e quem está próximo, nunca mais se elegesse. Coitado do Alan”.
Santa Maldição
Perguntado se a praga ainda vale depois da morte do Padre, o senamadureirense disse: “Agora é que ficou mais forte, o homem está mais perto do Criador”.
Coitado do Bocalom
Bocalom foi iludido por um grupo que comanda o PR e o próprio PSDB, que dizia que ele seria o candidato a prefeito da capital, só que na hora H o que sobrou foi no máximo um convite para se candidatar a vereador.
Quem diria
Difícil mesmo é acreditar que foi o próprio Normando Sales, que se diz grande amigo de Bocalom, que lhe aplicou essa rasteira.
Próxima vítima
Reza a lenda que Normando consegue enganar uma mesma pessoa várias vezes, incluindo os amigos, o último foi Bocalom. Há quem diga que a próxima vítima será Alan Rick.
Subir pra quê?
Os elevadores de acesso aos demais pisos do novo prédio do Barral y Barral não foram entregues, mas de acordo com um representante da prefeitura “não tem problema não, por enquanto não precisa subir”.
Cuidado, Henrique!
O ex-deputado Henrique Afonso vai cometer um dos maiores erros da sua vida se aceitar ser candidato pelo PSDB em Cruzeiro do Sul. O peemedebista Ilderlei Cordeiro segue como favorito no município do Juruá, já que conta com o apoio do prefeito Vagner Sales e do senador Gladson Cameli.
Balaio de doidos
O PSDB do Acre é hoje um partido estraçalhado, uma torre de babel onde ninguém se entende. Henrique é um nome qualificado, mas está dentro de um balaio de doidos.
Chumbo trocado
O romance entre um candidato a prefeito e uma musa que ocupa cargo de confiança em uma secretaria do governo, fica mais “caliente” a cada dia. O ‘Dom Juan’ só não sabe que a digníssima dele também está saindo com um belo mancebo que mora em um município do interior. Chumbo trocado não dói.
Rei morto…
Ouvi dizer que Márcio Bittar não é chamado nem pra tomar café amargo pelas bandas do PSDB.
Infiltrados
Há quatro anos não foi apenas Fernando Melo que atrapalhou a oposição, Antônia Lúcia também se lançou candidata e ambos tiraram a vitória da oposição.
Dedo do governo
Há quem considere que a aliança de Antônia Lúcia com Paulo Ximenes e a candidatura de Raimundo Vaz, tenha o dedo do governo. “Esta não é a primeira vez que os dois trabalharam combinado com o PT”, diz um líder da oposição.
Fogo Amigo
A chapa do PR se viabiliza com o apoio do PSDB do Rocha, se o prefeito Marcus Alexandre (PT) vencer no primeiro turno deverá agradecer ao tucano.
No escritório do glorioso
A cúpula do PMDB não gostou nadinha da postura considerada “prepotente” de José Bestene do PP, nas últimas tratativas sobre coligações nas eleições deste ano. O mais zangado com o Zeca é o deputado federal Flaviano Melo. O representante progressista teria dado gargalhadas após receber um telefonema da pré-candidata Eliane Sinhasique depois de cismas entre as lideranças.
Ele não desiste
O pré-candidato Tião Bocalom retorna de Minas Gerais nesta terça (5), onde foi passar o aniversário de sua esposa, dona Bete. O democrata deve anunciar que não abre mão de sua candidatura rumo à prefeitura de Rio Branco. Tem dito, segundo uma fonte próxima dele, que se não lhe foi oferecido nada com possíveis coligações, também não tem nada a perder com a manutenção de seu nome na disputa.
Ajudante da FPA
Tião Bocalom é outro que tem contribuído com a Frente Popular. Ele sabe que tem um alto índice de rejeição e que, nas pesquisas de opinião pública vem ficando muito atrás até do novato Alan Rick, mas insiste em ser candidato a prefeito. Mesmo sabendo que a favorita na disputa para a prefeitura de Rio Branco, pela oposição, é Eliane Sinhasique (PMDB).
Baixo astral
Com um altíssimo índices de rejeição e abandonado pela cúpula do PSDB, o prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda anda dizendo para assessores próximos que não será candidato à reeleição.
Se não bastasse…
Essa não é a única dor de cabeça do tucano, a pré-candidatura de Ailson Mendonça (DEM), melhor colocado da oposição em todas pesquisas, vem lhe tirando o sono.
Pisou na bola
Segundo o advogado Ednei Muniz, o governador Tião Viana errou ao reduzir salários de cargos comissionados sem demitir os subordinados. É que segundo o jurista, a Constituição proíbe a redução do salário de Cargos Comissionados.
Tem volta
Em outros estados, quem tomou o mesmo rumo, criou um problemão jurídico. Após demitidos, os ocupantes dos cargos entraram na justiça e ganharam os 20% corrigidos.
A receita de Ednei
Segundo o advogado, o correto seria o governador demitir todos os atuais ocupantes de cargos comissionados, sancionar a nova lei, e, depois, já na vigência da nova lei, nomear a turma de volta. Fazendo assim, o governador evitaria grandes prejuízos aos cofres públicos no futuro.
Na pontinha dos pés
O vereador Ismael, do PT, tem evitado dar publicidade à sua agenda nas redes sociais, segundo ele para não dar pistas de sua campanha à reeleição.
Caça às bruxas
O petista tem confessado a alguns amigos que vem sendo perseguido por um forte grupo político de dentro da Frente Popular. E olha que o vereador vem rezando, e bem, na cartilha vermelha.
Primeira vez pra tudo
Se for confirmado o mandado de segurança proposto por deputados do bloco de oposição que vão recorrer ao Judiciário para implantação da CPI da SEHAB, esse fato será inédito na história de 54 anos de parlamento.
Agora basta
O deputado mais antigo no parlamento, Chagas Romão (PMDB), com seis mandatos, disse à coluna que todas as tentativas foram feitas para evitar esse desgaste, mas a postura santarrão da base governista azedou as relações entre as forças políticas.
O buraco é mais embaixo
Romão – como mais experiente – sabe que não se trata apenas de um mandado de segurança, o documento uma vez protocolado no Tribunal de Justiça abre uma discussão sobre as relações entre os Poderes. E, no caso em tela, expõe a problemática sobre o controle de constitucionalidade e a suposta intervenção nos procedimentos adotados pela Mesa Diretora no âmbito das comissões regulamentadas pelo artigo 49 da Constituição Estadual (CE) e a partir do artigo 27 do Regimento Interno da Casa.
Azedou de vez
No entendimento da oposição liderada pelo deputado Ghelen Diniz (PP), o ato da Mesa Diretora, mesmo baseado no regimento interno da Casa, se sobrepôs à Constituição Estadual. A questão que passará a ser jurídica, também é política e pode azedar ainda mais a convivência em plenário entre deputados de situação e oposição.
Enquanto isso no ninho...
Os tucanos sabem que a pré-candidatura de Francineudo Costa, mesmo com céu de brigadeiro, não decolou. O que ninguém arrisca dizer é quem vai apertar a tecla DELETE.
De volta pra casa
Depois de rosnar como um pitbull nos quatro cantos do Acre dizendo que tinha deixado a Frente Popular, o deputado Eber Machado (PSDC) voltou com o rabinho entre as pernas aos braços do prefeito Marcus Alexandre e do governador Tião Viana.
Regando a horta
Esta é a segunda vez que Eber usa a oposição para conseguir uma boa chuva em seu roçado. A esperteza é um bicho que cresce e pode comer o dono.
Quanta lerdeza
A pré-candidata Eliane Sinhasique anda nervosa. Uma mulher pragmática como ela, deve estar impaciente com essa indefinição dos partidos de oposição. Sinhasique precisa dar largada na sua campanha, mas esbarra na lerdeza de muitos caciques da oposição que parecem só ter cabeça para separar as orelhas.
Saco de gatos
O senador Jorge Viana disse uma vez que a oposição era um saco de gatos. Eu já acho que é um saco de doidos. Depois ainda reclamam das chuvas de críticas que sofrem todos os dias de setores da Frente Popular e de pessoas comuns da sociedade.
Acabou o respeito
Em Sena Madureira os candidatos Toinha Vieira e Mazinho Serafim só ainda não foram para as’ vias de fato’. Em uma rede social Serafim só não disse que Toinha era bonita. Os xingamentos foram de velhaca para baixo. A coisa está assim por lá.
Verdes em conflito
O pau também está comendo no reduto do Partido Verde, onde o deputado Nelson Sales insiste em empurrar o vereador Mastró Furtado goela abaixo da pré-candidata à prefeita Charlene Lima.
Tudo tem limite
Nesta quinta (30), Charlene disse, em entrevista à ContilNet, que não vai vender a alma para o diabo para ser candidata. Pelo que tudo indica ela deve chutar o balde de vez ainda nesta semana.
Menino esperto
Carlos Vale só é um rapaz novo, mas de besta não tem nada. Conseguiu montar uma chapa e com mais de trinta pré-candidatos a vereador, e com nomes bem avaliados como Aldir, Valdimar Jardim, Caboco e outros com muitas chances de chegar à Câmara Municipal.
Benção de Agripino
Na semana passada, Carlos Vale esteve com presidente nacional do Democratas, José Agripino, que gravou um vídeo confirmando sua candidatura à Prefeitura de Sena.
Escovado
Não se enganem com o prefeito Mano Rufino (PR). Ele montou uma equipe só com raposas e está andando nos quatro cantos do município. É candidatíssimo à reeleição.
Faca e queijo
Mano também está inaugurando obras e já abriu quase 80% dos ramais de Sena Madureira. Ele tem a máquina. E a máquina pesa, é cruel com os adversários…

O deputado Ney Amorim com a mãe, dona Graça/Foto: Arquivo familiar
Ney Amorim e as eleições de 2018
Das lideranças jovens da Frente Popular do Acre ele é umas das que mais se destaca, e caminha a passos largos rumo a um cargo majoritário já nas eleições de 2018. Ney Amorim, 39 anos, vem mexendo bem com as pedras no complicado tabuleiro da Assembleia Legislativa. E quem conhece os bastidores da política acreana sabe que ele conseguiu respeito e admiração não somente de aliados, mas também de maioria dos parlamentares da oposição pela postura democrática e independente que mantém na Casa que administra.
Neste final de semana, Ney fez uma homenagem à sua mãe, dona Graça Amorim, que comemorou mais um aniversário. Quem tem intimidade com a família do parlamentar garante que ele não toma nenhuma decisão importante sem antes ouvir a mãe. “Por isso que é um homem abençoado e será o próximo governador do Acre,” diz um amigo.
Clique AQUI para ver o vídeo da homenagem a dona Graça Amorim
