Certeza do Rocha
O ninho tucano, ao que parece, irá fechar com a ex-deputada Antônia Lúcia (PR) para as eleições deste ano em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Na Capital, a união das agremiações com certeza provocará um racha entre os grupos do presidente do PSDB, deputado federal Major Rocha, e do ex-deputado Márcio Bittar.
Tucanos sem penas
O racha no PSDB é bem claro. Márcio não concorda com as posições do atual presidente da sigla, e ainda tem divergências nos campos político e pessoal com a ex-deputada Antônia Lúcia. Por mais que se despene o tucano todinho, essa aliança não será consensual nesse ninho.
Aliança fechada
O pré-candidato a prefeito de Rio Branco, vereador Raimundo Vaz (PR), se reuniu com a executiva municipal do PSDB para finalizar os preparativos do anúncio da aliança PR e PSDB. O também pré-candidato a prefeito da capital pelo PSDB, Francineudo Costa, esteve presente. Vaz deverá ser o cabeça de chapa e Costa o vice. O anúncio oficial será realizado com a presença de Rocha e Antônia Lúcia.
PDT e PP juntos no Quinari
O presidente do PDT no Acre, ex-deputado Luiz Tchê, informou que seu partido seguirá em Senador Guiomard apoiando o pré-candidato do prefeito James Gomes, o empresário Catalã. O ex-deputado disse à coluna que depois da saída do dentista André Maia, que agora é pré-candidato a prefeito pelo PSD, seu partido fechou compromisso com Catalã.
Confirmou a avaliação
O ex-deputado Tchê, ao falar de André Maia, disse que o pré-candidato se encontra bem nas pesquisas de bastidores. “O André aparece muito bem lá no Quinari”, disse o ex-parlamentar. O que confirma o posicionamento das lideranças do município que afirmam ser difícil bater o dentista na região.
Dinheiro para a Capital
O senador Sérgio Petecão (PSD) conseguiu um montante de R$ 3 milhões para pavimentação de ruas que foram atingidas pela enchente do Rio Acre ano passado. A prefeitura de Rio Branco foi uma das mais contempladas pelas emendas do senador que tem alocado recursos para obras importantes.
PF fechando cerco na fronteira
A Polícia Federal agiu de forma efetiva em Brasileia com a Operação Metástase. Diversos gestores públicos e empresários foram levados coercivamente para prestar depoimento. O prefeito Everaldo Gomes foi afastado por determinação judicial. O vice-prefeito, Jorge da Fazenda (PSD), deve assumir o cargo nos próximos dias. Jorge, que foi eleito pelo DEM na chapa do prefeito afastado, se filiou recentemente ao PSD e teve sua ficha abonada pelo senador Sérgio Petecão.
Sucessão na fronteira
Com o afastamento de Everaldo, Jorge da Fazenda deve assumir a qualquer momento a administração municipal em Brasileia. Jorge é um homem ético, visionário e com muitos conhecimentos na área da produção. Em poucos meses poderá ser um exemplo na gestão pública.
O conciliador da oposição
“O Partido Progressista (PP) é o único partido que sempre cede em prol da união. Temos abdicado de lançar pré-candidaturas em vários municípios para preservar a união e criar uma situação em que realmente as forças de oposição vençam as eleições da Frente Popular no Estado”, disse o deputado Nicolau Junior.
Egos de mais união de menos
Nicolau afirmou ainda que, se todos os partidos procurassem analisar o contexto regional de cada município, a oposição estaria unida há muito tempo em torno de um único projeto. “É difícil lidar com o ego e as questões pessoais de muita gente dentro da oposição”, destaca o deputado.
Intervenção em Cruzeiro
Os dirigentes do PR e os demais partidos ligados à ex-deputado Antônia Lúcia podem se preparar para mudanças radicais no município de Cruzeiro do Sul. A ex-parlamentar revelou à coluna que possivelmente haverá intervenção nas siglas, em decorrência de que os dirigentes da região querem seguir com pré-candidato Ilderley Cordeiro (PMDB) e não com o ex-deputado Henrique Afonso (PSDB). O acordo de Antônia Lúcia é com o PSDB, que deseja principalmente o tempo de televisão e rádio no programa eleitoral.
Não conduza camionete no Acre
O problema de violência no Acre há tempos se transformou em um caos. As pessoas estão com medo de conduzir uma camionete em Rio Branco e ser roubado e sequestrado a qualquer momento. O caso de Thaís Manchinni, que é filha do procurador Edson Manchinni, é mais um entre os diversos casos que ocorrem diariamente na Capital.
Mas tudo vai bem
O governo sabe dos problemas reais de segurança e não se posiciona. O secretário de Segurança Pública do Estado, Emilson Farias, sinaliza à imprensa e à população que tudo vai bem. Mas os índices de violência estão se elevando todos os anos acima da média registrada em cidades e Estados com mais de um milhão de habitantes.
Faroeste acreano
O governo de Tião Viana (PT) precisa fazer um plano de combate à violência urgentemente. Caso contrário, o Acre vai virar um verdadeiro faroeste antes do término da sua gestão. Na Segurança Pública precisamos de rigor e de homens equipados para combater a criminalidade nas ruas. Os índices de assaltos, furtos e homicídios são alarmantes para uma população de pouco mais de 800 mil habitantes.