PF deflagra operação que investiga desvio de recursos públicos em Brasileia

Os envolvidos serão conduzidos até a Delegacia da Polícia Federal em Epitaciolândia/Foto: Reprodução.

Os envolvidos serão conduzidos até a Delegacia da Polícia Federal em Epitaciolândia/Foto: Reprodução.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Metástase contra agentes públicos da alta cúpula do executivo municipal e empresários da região que atuavam na cidade de Brasiléia, no interior do Acre. São cumpridos 26 medidas judiciais: 13 mandados de busca e apreensão, 5 afastamentos de cargos públicos, incluindo o prefeito do município, 7 conduções coercitivas e um mandado de prisão.

Dentre os suspeitos de envolvimento, está o Prefeito da cidade de Brasiléia e mais quatro secretários municipais da prefeitura além de um ex-prefeito do município. São realizadas medidas de condução coercitiva, busca e apreensão, afastamento do cargo, incluindo o do prefeito, dos secretários e a prisão preventiva do ex-prefeito.

A Operação Metástase, do grego metastatis, tem entre outros significados: vírus, bactérias, parasitas, células cancerosas. O nome da operação foi escolhido pelo fato de as investigações terem se iniciado em desvios na área da saúde, tendo sido descoberto posteriormente pela PF que o suposto esquema criminoso se espalhava por praticamente todo o corpo da administração municipal, tal qual um câncer em estado irreversível (metástase).

Trata-se de investigação que durou aproximadamente um ano e meio, com mais de 2000 (dois mil) documentos juntados para comprovar a atuação do suposto grupo criminoso. As pessoas envolvidas estão sendo acusadas pela prática dos crimes de desvio de verbas públicas, corrupção ativa e passiva, organização criminosa, lavagem de capitais, falsidade ideológica e outros. Os envolvidos serão conduzidos até a Delegacia da Polícia Federal em Epitaciolândia.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost