ContilNet Notícias

Sales confirma saída do governo e indicação ao Ibama, mas não cita acordo com os Vieiras

Por REGIS PAIVA COM REDAÇÃO DA CONTILNET

A saída do deputado Nelson Sales (PV) da base do governo passa por uma rede de acordos e indicações entre as quais está a indicação dos superintendentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Banco da Amazônia (BASA), passando pelo candidato a vice-prefeito em Sena Madureira e apoio de Toinha e José Vieira para Sales ser deputado federal em 2018.

nelson ma

Deputado Nelson Sales, do Partido Verde

Conforme informações obtidas junto a lideranças políticas de Sena Madureira, berço e base do deputado Nelson Sales, a saída deste da Frente Popular envolve grandes jogadas, dentre as quais está a indicação de seu irmão Normando Sales e ex-prefeito daquela cidade, para o cargo de superintendente do IBAMA no Estado. Nelson Sales nega, e diz que o nome que ele indicou para o Ibama é de Marfron Almeida de Oliveira.

Por outro lado, Pablo Tyago Bregense de Souza, Gerente de Relacionamento, do BASA estaria indicado para ser o novo superintendente estadual da instituição. Os acordos teriam sido negociados por Sales em sua ida à Brasília.

Mastró, o vice de Toinha Vieira

Em termos de política estadual a reviravolta seria por conta da indicação do vereador Mastroianne Furtado de Souza, o ‘Mastró’, para ser o vice de Toinha Viera (PSDB). Mastró foi eleito pelo PDT e hoje está no PV com Sales. Com isso, Toinha selaria apoio a Sales para deputado federal em 2018.

Vereador Mastró pode ser o vice de Toinha Vieira

Apesar de algumas pessoas acreditarem que o nome do vereador preferido de Nelson Sales tenha sido a causa do racha no Partido Verde em Sena Madureira, lideranças políticas chegam a afirmar que Sales teria ficado amedrontado com o crescimento meteórico da candidatura de Charlene Lima e tratou de tirar a empresária de seu caminho implodindo sua pré-candidatura.

“Fui pega de surpresa”, diz Shirley

A presidente do Partido Verde (PV) no Acre, Shirley Torres Araújo, revelou não ter conhecimento da saída do deputado Nelson Sales da base do governo. Apesar da possível candidatura de Sales rifar um dos nomes mais bem avaliados pela população de Sena Madureira para a disputa pela prefeitura, o da empresária Charlene Lima, Torres disse ‘não ver problema’ em o PV em Rio Branco marchar de braços dados com o PT.

Shirley disse que não sabia de saída de Nelson da FPA

Torres ressaltou que o PV é estatutariamente municipalista e que as decisões destes diretórios são respeitadas pelas outras instâncias. Por isso é possível haver uma opção por coligar com a situação em Rio Branco e com a oposição em Sena Madureira.

Sobre a saída de Sales da base governista, Torres se mostrou confusa e disse ter sido ‘pega de surpresa’ com a informação. “Estou sabendo disso agora”, afirmou. Não dizendo se apoia ou concorda com a de cisão do parlamentar verde, a presidente do PV disse que decisão é do exclusivamente dele, e que será respeitada.

Shirley Torres ressaltou que o PV em Rio Branco marchará com o atual prefeito, Marcos Alexandre, e disse não saber se o deputado vai apoiar um candidato da oposição ou do governo na Capital. Sobre a saída de Charlene Lima da FPA em Sena Madureira, Torres disse sentir muito, pois tem ela em um excelente conceito.

Nelson diz que é candidato e reafirma indicação no Ibama

O deputado Nelson Sales (PV) disse à ContilNet que será candidato a prefeito de sua base eleitoral, Sena Madureira, e que nesta terça (12) fará um pronunciamento oficial na Assembleia Legislativa do Estado (Aleac) sobre sua saída do bloco de sustentação do governo.

Charlene Lima estava na disputa pela Prefeitura de Sena

Não citando que há meses vinha tentando impor o nome do vereador Mastró como vice na chapa de Charlene Lima, o que poderia atrapalhar as negociações com o Partido dos Trabalhadores e também com o ex-prefeito Nilson Areal, Nelson Sales, ao falar da crise do Partido Verde em Sena, disse apenas que “houve divergências com relação à pré-candidata com a base de vereadores, que optaram por lançar o nome dele para a Prefeitura da cidade. “Como o PV é municipalista, a decisão local é soberana. Vamos apresentar nosso nome para a eleição [o próprio deputado]”, disse Sales.

A respeito dos supostos cargos em órgãos federais, Nelson foi categórico ao afirmar que o seu indicado para o Ibama é Marfran Almeida de Oliveira. “E só. O resto é especulação”. Isso incluiu os supostos acordos com a família da candidata do PSDB, Toinha Vieira.

Nelson não se manifestou sobre sua participação na eleição da capital. Apenas ressaltou que seu posicionamento na Aleac será de independência, tanto de governo quanto de oposição, mesmo lançando seu nome contra os interesses do estado em Sena Madureira.

Sair da versão mobile