Sena: Mazinho se aproxima de Toinha; “mas quero ser cabeça de chapa”, diz empresário

A polêmica do vice?

Na corrida eleitoral em Sena Madureira, a briga pela cadeira de vice-prefeito tem sido os principais buchichos nas ruas da Princesinha do Iaco. O cargo de vice está mais cobiçado que o de prefeito.

Nada definido

O que certamente se sabe é que vários candidatos andam pisando em ovos para essa delicada escolha.

Sem volta

A empresária Charlene Lima disse à ContilNet, nesta quinta-feira (30), que não vai vender a alma para o diabo para ser candidata a prefeita. Ela vinha sofrendo pressões para aceitar o vereador Mastró Furtado como seu vice.

Sem amarras

Charlene, empresária bem sucedida no ramo publicitário e no comércio de roupas de cama, mesa e banho, disse ainda que nunca pensou em ganhar uma prefeitura “amarrada” com políticos. “É difícil assumir um mandato cheia de compromissos com políticos. Se eu fosse prefeita de Sena meu compromisso teria que ser com a população do meu município, que neste momento está precisando de uma melhor qualidade de vida”, disse a empresária.

Reviravolta

O que já circula nos bastidores das eleições para prefeito é a possível aliança entre PMDB e PSDB. Essa aliança deixará Wanderley Zaire fora da chapa para concorrer à Prefeitura de Sena Madureira.

toinha e mazinhoMazinho e Toinha

A possível aliança entre o peemedebista e a tucana vem ocorrendo de mansinho. Segundo fontes ligadas a essa coluna, essa será a cartada de mestre da oposição para concorrer às eleições no município.

Gato e rato

“Entraremos juntos na Prefeitura de Sena Madureira ou entregarei para um aliado, mas jamais essa Prefeitura será do governo dos Vianas novamente”, disse Mazinho a essa coluna, referindo-se a uma possível aliança com a pré-candidata Toinha Viera.

Cabeça de chapa

Ao mesmo tempo em que especula-se uma reaproximação de Mazinho com a ex-prefeita Toinha Vieira, empresário continua afirmando que é candidato a prefeito com ou sem apoio de Toinha. “Converso com ela, mas na condição de que eu seja o cabeça de chapa”. Declara.

Mudança

Ex-secretária de Administração e Finanças da Prefeitura de Sena Madureira, Ivoneide Bernardino (PSB) tomou posse na sessão desta terça-feira (28) na Câmara Municipal. Trata-se da única mulher que passa a atuar como vereadora na atual legislatura. Suplente na eleição passada, Ivoneide preenche a vaga deixada por Adalberto Brito. Ela é funcionária efetiva da Prefeitura e é conhecida como uma pessoa responsável e organizada. Já milita há vários anos na vida pública.

manoMano Rufino

Mano Rufino (PSB) inaugurou a unidade básica de saúde Jovílio Alves, situada na Boca do Caeté. A unidade foi construída em alvenaria no mesmo padrão das que funcionam na zona urbana. “O momento é de grande satisfação. Vamos continuar trabalhando para garantir mais investimentos em nosso município”, destacou o prefeito”.

Lideranças participam

A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença do vice-prefeito Hermano Filho (PCdoB), vereadores Caju Diniz e Ivoneide Bernardino, a secretária municipal de Saúde, Jocilda Melo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cirleide Souza, frei Moisés representando a Igreja, secretários municipais, diversos profissionais da saúde e os moradores do local.

Pingue-pongue

Nosso pingue-pongue dessa semana é com o jovem pré-candidato a vereador pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros) Ezequias Sampaio Nogueira. Aos 29 anos, é empresário, funcionário publico e um dos jovens nomes na corrida eleitoral em Sena Madureira. Filho do casal Davi Nogueira e Ireny Sampaio, o jovem respondeu a uma séria de perguntas preparadas por esse colunista.

mano 2Ezequias, conte para nós um pouco do seu histórico na vida política.

Bem, na vida política estou galgando os primeiros passos. Sempre acompanho de perto, mas nunca de forma direta, sempre nos bastidores. Participei da campanha do meu falecido primo Ananias, quando compôs a chapa com o ex-prefeito Moacir Furtado. Também estive presente na campanha do prefeito Mano Rufino em 2012, mas sempre de forma discreta, nunca gostei muito de me expor. Ano passado recebi um convite do presidente estadual do Pros, o empresário Roberto da Princesinha, e do presidente municipal do Pros em Sena, o companheiro Juza Bispo, para concorrer a uma das 13 vagas na Câmara Municipal. E agora estou motivado nessa missão.

O que o motivou a ser candidato a vereador esse ano?

Bem, a princípio não tinha nada em mente. Daí conversando com amigos e familiares, percebi e senti a vontade de cada um deles por mudança, o desejo que todos têm de ver o nosso município ser bem representado. E depois de muitas conversas, resolvemos lançar nosso nome para concorrer a uma vaga no Legislativo municipal.

Você se acha preparado para assumir um cargo tão importante?

Sim, me acho preparado e capacitado para assumir essa vaga.

Já existem vários pré-candidatos a prefeito em Sena Madureira. Com quem o Ezequias vai caminhar para prefeito em 2016?

Diante da atual situação em que vivemos, não poderia deixar de dar total apoio ao prefeito Mano Rufino. Apesar de todas as dificuldades, ele está conseguindo arrumar a casa, pegou um município endividado, sem crédito no comércio, sem perspectiva de crescimento, e mesmo assim não desistiu. Sempre lutou e correu atrás de melhorar o quadro do nosso município. Hoje a Prefeitura de sena Madureira está adimplente, com muitos recursos para serem investidos nesse ano, e no próximo os funcionários vão receber bem direitinho, enquanto que em muitos estados existem prefeituras prestes a fechar as portas.

Quais as propostas que você vem defendendo como pré-candidato a vereador?

Bom, propostas são muitas, mas posso destacar duas que talvez sejam as prioridades para o primeiro mandato. A primeira é criar um projeto de lei que priorize a juventude, incentivo ao esporte, direito a uma merenda escolar digna para nossas crianças e adolescentes, criar projetos que possam envolver nossos adolescentes e jovens para que eles possam ter uma perspectiva de vida. A segunda seria criar uma parceria junto ao governo do estado para beneficiar a população no que diz respeito à saúde e suas especialidades. Hoje, se um paciente precisar de um especialista, tem que se deslocar até à capital do município para poder ter acesso esse atendimento.

A população está desacreditada da maioria dos políticos. Por que acreditar no Ezequias Sampaio?

Realmente a população está desacreditada. Eu hoje estou desacreditado e é por esse motivo que estou colocando meu nome à disposição da população, por entender que há muito para fazer, muito para cobrar, muito para sugerir. Sabemos que um vereador não pode ir lá e fazer. O papel do vereador é de cobrar, sugerir, ir atrás dos problemas para tentar encontrar uma solução, dialogar com a população.

O que acha do trabalho da atual Câmara Municipal de Sena Madureira?

Tenho vários amigos lá. Gosto de todos como pessoa. Mas partindo do princípio do exercício da função, acho que poderia ter sido feito muito mais do foi. Vi que muitos começaram até bem, cobrando, reivindicando, fazendo o seu papel. Só que isso não teve uma sequência nos últimos anos, e o que vimos foi um pouco de descaso no que diz respeito a trabalhar em prol do município e seus respectivos moradores.

Qual sua avaliação para a administração Mano Rufino?

Bom, em minha opinião a administração do prefeito Mano Rufino fez muito para quem não tinha de onde tirar e nem receber recursos. Apesar de todas as dificuldades, o prefeito conseguiu superar os desafios e deixou a Prefeitura arrumada, fez cortes onde precisava, quitou muitas dívidas herdadas.
O que acha do governo Tião Viana?

O governador Tião Viana é um homem que fez muito pelo estado do Acre. Não é por acaso que já foi senador da República e hoje está no segundo mandato de governador. É claro que, como todo ser humano que não é perfeito, deixou a desejar em algumas coisas. Acredito que poderia ter sido feito muito mais, não só pelo estado como também pelo município.

Qual mensagem gostaria de deixar para nossos leitores?

Que votem com a consciência, aproveitem a oportunidade e elejam pessoas que realmente se importem com o nosso município, que façam valer o esforço de cada um em sair do conforto de seus lares e perder um pouco do seu tempo para colocar quem vocês acham que vão representá-lo de fato e de verdade. Chega de trocar votos ou vendê-los. Enquanto isso não mudar, a população geral vai sofrer as consequências por conta do erro de uma minoria que acha que R$ 50 ou R$ 100 vão mudar alguma coisa. Para mim, será uma honra servir ao meu município e representar a minha população.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost