Sintesac realiza manifestação pela paz e segurança nas unidades de saúde do estado

87e092b2-03be-4386-91f3-27444ea48f88

Os sindicalistas foram pra frente do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco/Foto: ContilNet

Com cartazes pedindo segurança e paz para trabalhar, servidores da saúde realizaram na manhã desta sexta-feira (15) um manifesto nas dependências do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), reivindicando mais segurança nas unidades de saúde.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac), João Batista, após dois episódios de violência dentro das unidades de saúde, a categoria resolveu repudiar em forma de protesto este tipo de comportamento.

“Nós estamos reivindicando um plano de segurança para as unidades de saúde do Acre, que estão totalmente a mercê da violência. Só nas últimas semanas, dois episódios foram registrados dentro da sala de trauma do Huerb, onde o primeiro, dois policiais apontaram a arma um para o outro, no dia em que o policial federal se envolveu numa briga em uma boate e estava internado, e o segundo, onde outro policial apontou uma arma para o médico plantonista também no Huerb. Não podemos aceitar isso, os gestores têm que dá o mínimo de segurança aos nossos servidores dentro do ambiente de trabalho”, disse o presidente.

41a810ca-9d93-4cef-a8ef-e89bcd3b36e2

Os cartazes mostravam frases que repudiavam a falta de segurança/Foto: ContilNet

Após esses episódios extremos de violência, os servidores estão apavorados com a insegurança e trabalham aflitos pela falta de segurança, principalmente nas salas de emergência, que deveriam ter portas mais seguras para evitar as entradas não autorizadas.

“As portas de acesso as salas de emergência são muito frágeis e a gente tá pedindo que a Sesacre e a Secretaria de Segurança estabeleçam um plano de segurança iniciando pelo Huerb e se estendendo para as demais unidades de saúde do Acre”, finalizou.

PUBLICIDADE