Ter azia é comum na gravidez, mas há como diminuir o desconforto

Como evitar a azia na gestação

Mulher com a mão no pescoço sentindo azia - foto: Piotr Marcinski/ShutterStock.com

A queimação no estômago é uma sensação que incomoda muitas gestantes. A azia em si não causa nenhum problema para  gravidez.

Em primeiro lugar, é preciso entender por que a azia pode aparecer durante a gestação, mesmo em mulheres que nunca sofreram com isso. Ela é causada pelas mudanças hormonais e do corpo. Como o útero ocupa cada vez mais espaço, o estômago e o intestino ficam pressionados e a digestão vai ficando cada vez mais lenta. Então, formam-se gases e, com o estômago pressionado, a comida sobe de volta ao esôfago.

Outro motivo é o aumento de progesterona no corpo durante a gestação. Esse hormônio causa o relaxamento da válvula que separa o estômago do esôfago e, consequentemente, os ácidos gástricos sobem para o esôfago dando a sensação desagradável de ardência no peito e na garganta, assim como o gosto ácido na boca.

Para amenizar a sensação de queimação é preciso ajustar a alimentação. O primeiro passo é cortar do cardápio alimentos pesados, com muitos condimentos, gordurosos e fritos, especialmente à noite. Evite também chocolate, café, frutas cítricas, tomate, vinagre e bebidas alcoólicas e gaseificadas. Para evitar o refluxo e ajudar a digestão, faça várias refeições pequenas e frequentes durante o dia, coma devagar mastigando bem os alimentos e não beba muito líquido nas refeições.

Tente observar o que você come e se algum desses alimentos lhe causam a azia. Se você tem azia todo dia, retire um alimento por dia de seu cardápio para ver se ele é o responsável, por exemplo, você come todo dia arroz, feijão, carne e salada. Em um dia, não coma o feijão, no outro volte o feijão mas não coma a salada. Se por exemplo, quando você retira a salada não tem azia, veja se o problema não está no tempero como o vinagre ou azeite.

Outro cuidado que pode ajudar a aliviar os sintomas é evitar deitar durante pelo menos uma hora após as refeições. Procure elevar a cabeceira da cama usando almofadas e travesseiros. Dormir em uma posição quase sentada, com a cabeça levantada, ajuda a manter os ácidos no estômago.

Também é importante controlar o seu peso e usar roupas largas e confortáveis, que não apertem a cintura e o estômago. Se esses cuidados não ajudarem a aliviar a azia, procure um médico. Ele poderá avaliar melhor seu estado e, se necessário, receitar o uso de um antiácido.

PUBLICIDADE