Para quem espera ansiosamente pela transmissão de abertura dos Jogos Olímpicos 2016, a cerimônia está marcada para às 20h (horário de Brasília), às 18h (horário do Acre) desta sexta.
A cerimônia de abertura marca o começo do maior evento esportivo do mundo que pela primeira vez ocorre na América do Sul. Para o público presente no estádio do Maracanã, o horário de início será um pouco antes, às 19h15min, quando será realizado um show preliminar. O espetáculo deve terminar às 23h30min.
A Rede Globo transmite o evento, que entrará no lugar da novela Velho Chico e do programa Globo Repórter. A Record e a Fox Sports confirmaram o horário de emissão da cerimônia para as 19h e a ESPN começa às 20h (horário de Brasília).
O tema da abertura das Olimpíadas será a formação da sociedade brasileira e a festa deve reunir 30 mil voluntários. Segundo Fernando Meirelles, Daniela Thomas e Andrucha Waddginton, diretores responsáveis, a ideia é transformar o estádio em um grande teatro, já que serão usados 14 km de cabos, 2 mil canhões de luz e 3 mil kg de fogos de artifício. A apresentação promete surpreender os convidados pela tecnologia, já que modernas projeções em 3D vão invadir o campos do Maracanã.
No palco, espera-se uma grande exaltação ao Brasil, alternada às críticas sociais. Ao som de MPB, funk e samba, o cenário vai mostrar uma representação do país recheada de florestas, indígenas, portugueses e afrodescendentes. Está programado até um voo de uma réplica do icônico 14 Bis, de Santos Dumont. Tudo isso em um espetáculo de dança relembrando os principais momentos da História brasileira. Em contrapartida, o evento apresenta também espaço para apontar problemáticas, citando temas como urbanização e violência.
Shows
O comitê organizador da Rio 2016 confirmou shows de Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elza Soares, Anitta, Ludmilla, Wilson das Neves, Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho e Marcelo D2. A primeira parte da cerimônia vai contar com apresentações artísticas com shows e danças representando a cultura brasileira e deve durar uma hora.
A trilha sonora dá destaque, obviamente, aos artistas brasileiros e será percebida logo no início, ao som do hino nacional interpretado em voz e violão por Paulinho da Viola. MC Ludmilla vem para representar o funk, enquanto Diogo Nogueira e Zeca Pagodinho farão uma homenagem ao samba. Uma grande dança embalada por “País Tropical” antecede o desfile das delegações, embalado por ritmistas de escolas de samba do Rio de Janeiro