20 de abril de 2024

Bope controla princípio de rebelião no FOC; transferências de chefes de facção seriam o motivo

bope_001

Imagem meramente ilustrativa

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi chamado ao presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC) para intervir em uma possível rebelião por parte dos presidiários do pavilhão ‘K’.

Após a rápida ação dos policiais, os presos foram contidos e direcionados até a área do banho de sol da unidade. Revistas minuciosas estão sendo realizadas neste exato momento em todas as celas.

Uma fonte ligada ao presídio e às forças policiais afirmou que a razão da quase rebelião, seria a transferência de presos considerados chefes de facções criminosas.

Como medida de precaução, alguns dos presidiários serão transferidos para outras celas da unidade.

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) emitiu nota de esclarecimento sobre o ocorrido no presídio. De acordo com trechos do documento, colchões foram queimados e  que policiais e detentos sofreram ferimentos leves. Abaixo a nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) esclarece que durante um procedimento de movimentação de presos do Pavilhão “K”, realizado na tarde desta sexta-feira, 19, houve resistência por parte dos detentos, quando avistaram as equipes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e agentes penitenciários. Momento em que os detentos iniciaram um motim, queimando colchões e batendo grades. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados por medidas preventivas. Em razão da resistência violenta dos detentos, foi necessária a utilização proporcional da força policial para cessar o motim. Tanto detentos quanto policiais sofreram ferimentos leves. A direção esclarece que os agentes e os policiais agiram dentro dos procedimentos legais e toda a situação durou cerca de 40 minutos, até ser controlada. No momento, equipes do Samu e da unidade de saúde penitenciária realizam os devidos atendimentos médicos. A conduta dos detentos será apurada em procedimento administrativo. A direção da unidade formou uma comissão de familiares e servidores administrativos do Iapen para dialogar com familiares que estão no local.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost