Como nova medida para evitar que a população de Rio Branco fique sem água durante o período de seca do Rio Acre, o Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) deve iniciar um trabalho de ampliação da barragem de contenção na Estação de Tratamento de Água I (ETA I).
Na segunda-feira (1) as águas marcaram 1,45 metro, segundo dados da Defesa Civil. Essa é a menor cota registrada desde 1970, quando o manancial começou a ser monitorado, conforme o órgão.
De acordo com diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, a barragem será ampliada em 12 metros para garantir que o volume de água captado pelas duas bombas da torre de captação, de 580 litros por segundo, seja mantido.
Serão 12 metros de ampliação na horizontal e os trabalhos devem começar nesta terça-feira (2) e ser concluída em até três dias. Edvaldo Magalhães ressalta também que medida é para evitar que uma das bombas da torre da estação seja desligada, além disso, uma nova bomba flutuante deve ser instalada até o fim da semana.