Mitos e boatos são parceiros inseparáveis da humanidade, mas foi com a internet que eles ganharam um meio de transmissão muito eficiente. Não há trégua. Todos os dias um novo mito é criado, transformado ou reforçado por “novas descobertas da ciência” ou “testemunhos confiáveis”.
No que diz respeito a mitos de ciências e tecnologia, alguns são facilmente refutados por terem como fundamento apenas a imaginação fértil de um indivíduo ou grupo. Outros, porém, soam como válidos ou verossímeis graças a estudos mal interpretados ou inspirados por pesquisas de metodologia duvidosa. Certos boatos usam nomes de pessoas, empresas ou da Nasa (Agência Espacial Americana) para ganhar força. Eles podem enganar até os que se esforçam para separar o falso do verdadeiro.
Já recebeu a mensagem com a ameaça iminente do dia? Para investigar o que é fato, ficção ou algo entre os dois, separamos dez desses casos e entramos em contato com especialistas em cada um dos assuntos para tentar esclarecer o que é apenas conversa de rede social.

1. Celular causa câncer

2. MAC não pega vírus, MAC nunca trava

3. Digitar a URL direto no browser é mais seguro

4. Navegação privativa não deixa rastro

5. Se não aparece no Google, não existe

6. Dividir o HD melhora a performance do computador

7. Mb/s e MB/s são a mesma m****

8. Notebook no colo prejudica a saúde

9. Devido ao magnetismo, celulares apagam cartões de crédito

