Eliane Sinhasique acusa Governo de despreparo para enfrentar estiagem severa no Acre

A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta terça-feira (2), para lamentar que, por falta de medidas da administração pública, o Acre esteja passando por uma severa estiagem.

“Em 2005, quando aconteceu também uma grande estiagem, foi feito um Plano Estadual de Recursos Hídricos, produzido pelo professor Claudemir Mesquita, especialista em planejamento e uso das bacias hidrográficas. Porém, as medidas ficaram apenas no papel”, criticou a parlamentar.

DSC_0070

A deputada estadual Eliane Sinhasique proferiu duras críticas ao Governo do Estado nesta terça-feira /Foto: Assessoria

Segundo ela, o plano apresentava uma série de ações de médio e longo prazos que garantiriam a preservação, a qualidade e a quantidade dos recursos hídricos. “Entre essas medidas está repor 86 mil hectares de matas ciliares de Assis brasil até Boca do Acre, infelizmente nenhuma árvore foi plantada durante esses 11 anos”, pontuou.

Outra medida seria construir 3 estações de tratamento de esgoto em Assis Brasil e mais 2 na Bolívia e no Peru. “Nada foi feito e o esgoto continua sendo jogado in natura no Rio Acre”.

Está comprovado cientificamente que uma das formas de recompor as nascentes dos rios e igarapés é plantando matas ciliares. “Lá em Minas foram contratados centenas de produtores rurais para a plantação de mudas nas margens dos igarapés e dos riachos, com isso, 6 anos depois conseguiram aumentar o volume de água produzido nessas nascentes”, explicou.

Para Sinhasique, a culpa da seca extrema no Estado é da administração pública que não executou as medidas que estavam no Plano. “Agora, vão gastar mais um monte de dinheiro com propaganda na televisão dizendo para não desperdiçar água. Vão jogar a responsabilidade para a população, quando na verdade a culpa é da administração pública desastrosa”.

PUBLICIDADE