ContilNet Notícias

Bike ou esteira é opção para quem não encontra tempo de treinar

Por G1

Google

A rotina agitada das grandes cidades é sempre a maior culpada pela falta de tempo para fazer exercício físico ao longo da semana. Pensando nisso, algumas academias criaram aulas de HIIT (High Intensity Interval Training), que significa um treinamento intervalado de alta intensidade. O treino é feito na bicicleta ou esteira e levam alunos de volta à vida saudável.

– Diante da pouca disponibilidade de tempo que as pessoas têm atualmente, ter essa alternativa nova acaba com a velha desculpa de muita gente. E as pessoas que querem degustar outras atividades na academia podem usar as novidades – explicou o professor de educação física Daniel Guimarães.

O HIIT, seja na bike ou esteira, é uma aula diferente, por ser mais curta. O tempo de estímulo e recuperação pode ser usado da mesma forma nas duas modalidades. As diferenças são que, na bike, pode aumentar a carga e a velocidade da pedalada. Na esteira, pode usar a inclinação. O professor conta que o gasto calórico pode ser maior do que numa aula tradicional de spinning.

– O acúmulo do trabalho depois de 10 ou 15 estímulos desses gera um gasto muito grande. Qualquer pessoa que tenha o aval médico e nenhum tipo de restrição pode fazer essa aula. O praticante precisa conhecer o seu nível de treino e ter noção da sensação de esforço – frisou.

De acordo com Daniel, o treino intervalado para a corrida de rua, muito usado pelos corredores amadores nas planilhas semanais, tem o mesmo conceito do HIIT que é feito na esteira.

– A ideia é a mesma, mas é preciso controlar melhor o tempo na rua para não exagerar ao querer ficar mais veloz – encerrou o professor.

Sair da versão mobile