24 de abril de 2024

Homem que fumava 3 maços de cigarros por dia larga o vício após programa de prefeitura

Contando com total apoio do Governo Federal, a prefeitura de Sena Madureira, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou nesta semana mais uma etapa do programa de combate ao tabagismo. Moradores dos mais diversos bairros participaram da iniciativa e, ao final, receberam certificados.

Por meio do programa, as pessoas que anseiam deixar de fumar passam por um tratamento que tem a duração de três meses. Além de palestras, elas recebem materiais que estimulam à resistência ao cigarro como, por exemplo, goma de mascar, adesivos, dentre outros.

fumantedei

Sandro Crisóstomo, de 45 anos, morador da Estrada do Xiburema deixou de fumar após participar do programa/Foto: Ascom Sena

Morador da Estrada Xiburema, o trabalhador autônomo, Sandro Crisóstomo, de 45 anos, disse que fumava desde os 17 anos de idade, mas largou o cigarro após participar do programa em Sena Madureira. “Eu fumava muito, em torno de três carteiras de cigarros por dia. Esse programa de combate ao tabagismo foi uma benção em nossas vidas. Após 28 anos, deixei de fumar e estou comemorando essa conquista”, salientou.

fumante jocilda

Secretária municipal de Saúde, Jocilda Melo diz que o programa terá continuidade em setmebro

Em outros casos, os fumantes foram incentivados por suas famílias a participarem da iniciativa. Antônio Joel foi inscrito pela esposa no programa sem que ele ao menos soubesse. “Quando ela me disse que eu estava inscrito fiquei bravo, mas depois comecei a participar dos encontros, recebei o material e deu certo. Eu fumava dentro de casa e isso estava prejudicando também meu filho e minha esposa, que se tornaram fumantes passivos. Eu era fumante há 27 anos. Hoje estou vivendo outra realidade”, comemorou.

Coordenador do programa, o enfermeiro Rodrigo Gomes parabenizou todos os participantes. “Hoje é um momento para celebrar. Parabéns a todos pela persistência. Sabemos que o cigarro causa muitas consequências para a saúde humana, por isso, esse programa foi implantado em Sena Madureira”, complementou.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Jocilda Melo, o programa terá continuidade em setembro, objetivando atender outros moradores. “Vale destacar a parceria com os Governos Federal e o Estadual, que nos apoiam muito nesta empreitada, repassando o material necessário para utilizarmos ao longo do programa. Em setembro, daremos continuidade atendendo outros moradores que intencionam deixar de fumar”, mencionou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost