O especialista em segurança, Marcos Do Val, instrutor de grupos da polícia de elite dos Estados Unidos da América (EUA), creditou a morte do cabo PM Alexandro aos erros da legislação brasileira, onde o policial somente pode algemar um suspeito caso ele empreenda do local da abordagem ou tentar reagir a prisão.
Marcos disse ser muito difícil a vida do policial no Brasil, pois nos EUA o policial primeiramente algema e depois revista. Durante esse tempo de imobilização, o policial informa ao detido que o ato é para proteção do investigado, do policial e dos demais colegas de farda.
https://www.youtube.com/watch?v=aPs0fmiphaw&feature=youtu.be
O instrutor afirmou que se o policial não age de forma enérgica está prevaricando, mas se age com firmeza vai responder a inquérito. “O policial fica afetado por isso e assim ficam as brechas que resultam em situações como esta, que custou a vida do policial acreano”, comentou.
“Vamos parar de inverter os papéis. A legislação é ridícula e só protege bandido. Onde vamos chegar? Hoje a família está em prantos. Chega! Vamos inverter isso e apoiar o trabalho da polícia. Eu sei que eles vão dar a vida deles por vocês. Não matem de novo o cabo”, finalizou Marcos Do Val.
