Apesar das últimas chuvas, o nível do Rio Acre continua baixando. Na manhã desta quarta-feira, 31, o manancial registrou a marca de 1,55 metro, em Rio Branco, de acordo com medição realizada pela Defesa Civil – seis centímetros a menos que no dia anterior.
O serviço de ligação gratuita por meio do 0800 721 1314 e mensagens feitas pelo aplicativo Whatsapp para o número 99238-0101 estão disponíveis aos consumidores para serviços administrativos, relato de falta de água e denúncias contra desperdício.
Queimadas
As últimas chuvas reduziram os riscos de foco de calor em grande parte dos municípios acreanos. De acordo com o satélite de referência de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), neste ano, de janeiro até agosto, o Acre registrou 2,776 focos de calor, entre queimadas urbanas e rurais.
Feijó, Tarauacá, Rio Branco, Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul são os municípios com maior índice de focos de calor em todo o estado.
Ainda segundo o Inpe, o Acre ocupa a oitava posição no ranking de focos de calor dos Estados que compõem a Amazônia Legal. Mato Grosso, Tocantins e Pará lideram em termos de ocorrência.
Fiscalização
Operações de fiscalização de desmatamento ilegal e combate às queimadas estão sendo realizadas em todo o estado. Os cidadãos flagrados cometendo qualquer crime ambiental são autuado e têm suas áreas embargadas.
Nesta quarta-feira, o BPA, Imac e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) realizam operação de fiscalização em Manoel Urbano. A ação vai se dar por vias área e terrestre.

