Rio Acre sobe 12 cm em 24h e índice de calor aumenta em todos os municípios

O nível do Rio Acre continua subindo. Na manhã desta quarta-feira, 17, o manancial registrou a marca de 1,72 metro em Rio Branco, de acordo com medição realizada pela Defesa Civil. O rio, que abastece nove municípios acreanos, elevou em 12 centímetros o seu nível nas últimas 24 horas.

Na semana passada, o Rio Acre registrou a menor cota dos últimos 46 anos, marcando 1,32 metro em Rio Branco. A elevação do nível do rio, desde o fim de semana, deu-se em decorrência das chuvas ocasionadas em todo o Leste do Estado.

O Acre encontra-se com seu Decreto de Situação de Emergência reconhecido pela Defesa Civil Nacional desde o último dia 4, mas aguarda liberação de recurso pela União.

O decreto reconhece a situação de emergência em nove cidades do Acre (Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco e Xapuri).

Queimadas

O índice de focos de calor, que havia reduzido na semana passada em decorrência das últimas chuvas, aumentou.

O acumulado de janeiro a meados de agosto deste ano, registrado pelo satélite de referência, aponta a existência de 1.339 focos, entre queimadas urbanas e rurais, em todo o Estado.

Feijó, seguido de Rio Branco, Tarauacá, Manoel Urbano, Sena Madeira e Cruzeiro do Sul, lidera o ranking de focos de calor em todo o estado.

Nesta semana, o Batalhão de Policiamento Ambiental prendeu em flagrantes quatro pessoas, em Rio Branco, pelos crimes de desmatamento, transporte e comercialização de madeira ilegal.

PUBLICIDADE