No Acre, 3 mil segurados que recebem auxílio-doença e aposentadoria por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão convocados para passarem pelo ‘pente-fino’ do órgão a partir de setembro. Os segurados que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez há mais de dois anos poderão ser convocados para uma revisão de seus benefícios pelo INSS.
Os segurados serão convocados por carta com aviso de recebimento. Quem não comparecer será convocado por edital, mas em ambos os casos deverá ligar para o telefone 135 e agendar sua perícia, no prazo de cinco dias do conhecimento. Após essa prazo, quem não se apresentar poderá ter o benefício suspenso. De acordo com os critérios, os aposentados por invalidez que já tenham completado 60 anos de idade, por exemplo, não passarão pelo processo.
O agendamento e a convocação para a revisão de auxílio-doença devem seguir os seguintes critérios: benefícios concedidos sem a determinação da data de encerramento ou sem data de comprovação da incapacidade; tempo de manutenção do benefício, do maior para o menor, ou seja, serão chamados primeiramente aqueles que recebem o auxílio há mais tempo; idade do segurado, da menor para a maior. Os mais jovens deverão ser agendados e convocados primeiro.
Ainda de acordo com a Previdência, os segurados que recebem auxílio-doença e que foram submetidos à perícia há dois anos estão fora do ‘pente-fino’.
No caso das aposentadorias por invalidez, a ordem de prioridade será por idade do segurado, da menor para a maior; e tempo de manutenção do benefício, do maior para o menor.
A Previdência definiu também que o agendamento e a convocação dos segurados que recebem auxílio-doença terão prioridade sobre o agendamento e a convocação daqueles que recebem aposentadoria por invalidez.

