20 de abril de 2024

Pimenta: “A situação da Saúde é de polícia, morre gente todos os dias, mas ninguém é preso”

Ouvido de mercador

Prefeito Marcus Alexandre (PT) não deu um pio sobre o fato de ter pago quase um milhão de reais a advogados de Rio Branco e à banca de Aristides Junqueira, uma das mais caras de Brasília, tudo isso para lhe defender de processos judicias. Fez ouvido de mercador.

Dói muito

O que mais dói é saber que, enquanto os políticos gastam quase um milhão de reais em benefício próprio, milhares de acreanos padecem sem ter ao menos água nas torneiras dos hospitais, além disso, outros estão sendo obrigados a receber medicamentos através de seringas reutilizadas.

Caso de polícia

A situação da Saúde pública no Acre é de polícia, mas ninguém é preso. Morre gente à míngua todos os dias. O caso do Hospital Geral de Feijó, onde estão reutilizando seringas em pacientes, é muito grave. Nem na África do Sul isso deve acontecer.

Assombroso

Gente, vi um dossiê sobre as maracutaias que ocorreram nas obras da BR-364. Um es-cân-da-lo! O pior é que se a CPI que ainda está nas gavetas da Assembleia Legislativa vingar, vai voar cacos de todos os lados. É muita gente graúda envolvida.

Moisés Diniz

Deputado Moisés Diniz (PCdoB) disse à ContilNet que vai pautar o seu mandato com a defesa da Educação, da luta ambiental e da segurança nas fronteiras. Moisés foi um deputado atuante na Assembleia Legislativa. Vamos aguardar.

Pegou vento

Em Sena Madureira, a campanha do candidato a prefeito, Mazinho Serafim (PMDB), pegou vento. Basta andar nas ruas para sentir que o nome dele é um dos mais falados. Mazinho sempre foi uma pessoa querida no Iaco, e sempre esteve bem pontuado nas pesquisas realizadas no município.

Mais brilho

Quem anda rindo à toa com o crescimento de Mazinho é a empresária Charlene Lima, que tomou a campanha como se fosse sua. Ela, junto com o deputado estadual, Gehlen Diniz, ajudaram a dar mais brilho à campanha de Serafim.

Declaração desastrosa

Declarações do comando da PM de que a morte do cabo Alexandro força um debate sobre o treinamento dos policiais, além de ser funesta, reforça o que esta coluna chamou a atenção: a falta de qualificação dos nossos militares para o combate ao crime organizado no dia a dia. O crime se reforça, planeja e se organiza diariamente. Tempo eles têm para isso.

Caso é recorrente

Não foi o primeiro militar de Rio Branco que morreu durante abordagem a um meliante. Embora as autoridades se esforcem para afirmar que não aconteceu erro na abordagem e na tentativa de imobilização, são várias as interrogações sobre o caso. A previsão legal para este tipo de enfrentamento ao crime é assunto debatido internacionalmente.

O que diz a lei

A “fundada suspeita” é permitida em lei, mas é preciso ter atenção. Somente é permitida a busca pessoal diante de uma suspeita fundamentada, palpável, baseada em algo concreto. A Polícia Militar até agora não disse se dentro do veículo seguido existia algo que justificasse a ação contra Kennedy Magalhães e os outros envolvidos na operação. A suspeita é uma desconfiança ou suposição, algo intuitivo e frágil por natureza, razão pela qual a norma exige a “fundada suspeita”, que é mais concreta e segura.

Em tempo

A liberação de recursos para o combate à seca pelo Ministério da Integração, atendendo pedido do senador Gladson Cameli (PP/AC), mostra que o parlamentar se mantém atento aos principais problemas enfrentados pela população da Capital e demais municípios assistidos pelo Rio Acre.

E agora, Marcus Alexandre?

A violação dos direitos das pessoas com deficiência em Rio Branco no segmento de transporte público será alvo de investigação por parte do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). O decreto nº 890, de junho de 2014, regulamenta a lei municipal nº 1.954/2012, que dispõe sobre acessibilidade nos terminais urbanos de Rio Branco, pode não estar sendo cumprindo pelo Poder Público municipal.

Figuras antiquadas

Ver figuras antiquadas caminhando ao lado de Eliane Sinhasique mostra o quanto o PMDB não se preocupou com a renovação de seus quadros. Ou a coordenação de campanha corrige essa falha ou vai pagar um preço caro pela companhia nada saudável para a conquista de eleitores mais exigentes.

O vermelho que veste azul

O mesmo deve acontecer na campanha de Marcus Alexandre. De nada vai adiantar ele vestir azul e dar publicidade em seu programa eleitoral, por exemplo, aos apelos de figurões petistas envolvidos nos últimos escândalos nacionais.

Sem medalhões

O lançamento das candidaturas de Eliane Sinhasique e Raimundo Vaz ocorreram sem a presença dos medalhões apoiadores das campanhas. Nem Gladson, nem Petecão, nem Flaviano, nem Jéssica Sales deram as caras na Esquina da Alegria nesta terça-feira (16). Major Rocha e Marcio Bittar também não apareceram na agenda de Vaz e Francineudo.

Sem Tião

Já no primeiro comício de Marcus Alexandre, realizado nesta terça-feira (16), no Bairro Triângulo Velho, também não contou com a presença do comandante da Frente Popular, o governador Tião Viana.

Lembrando de Bittar

Durante o comício de Marcus Alexandre, foi muito estranho ouvir a primeira-dama do Acre, Marlúcia Cândida, falar o nome do ex-deputado federal Marcio Bittar, que nem candidato é nas eleições deste ano. Cada uma!

Salve-se quem puder

Nem os donos de açougues escapam da ação dos bandidos em Rio Branco. Um assalto à casa de carne ‘Deus Seja Louvado’, localizado na Rua Valdomiro Lopes, região do bairro Conquista, em Rio Branco, terminou com duas pessoas feridas na tarde desta terça-feira (16). O agente penitenciário, Rafael Sussuarana, foi atingido com um tiro na barriga e o dono de um comércio, Alexander Braga, acabou levando um tiro na perna.

Recorde

O novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, continua batendo recorde de público e se mantém como uma das maiores festas religiosas da Amazônia. Parabéns à organização do evento.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost