Pimenta: “Ibope errou nos últimos 12 anos e agora volta a jogar candidato petista lá em cima”

O Laranja

O primeiro dia de campanha eleitoral no rádio e na TV (que não tem nada de gratuita) mostrou a nova roupagem das candidaturas petistas em Rio Branco, terra onde o PT tem chances de voltar ao comando municipal. O tom laranja domina o cenário na tentativa de minimizar o desgaste político de Marcus Alexandre (PT). Vergonhosamente, a maquiagem feita pela Companhia de Selva esconde até clássicas marcas do partido, como a tradicional estrela que em épocas áureas era destaque nas propagandas e exibidas com orgulho pelos vermelhos.

Estratégia da vergonha

O layout do material do prefeito Marcus Alexandre é predominante laranja, com uma mistura de elementos com diversas cores. O número 13 aparece nos segundos finais de cada fala caracterizado de branco. A diferença de outras campanhas é enorme. O jingle também não menciona o exaustivo 13, de maneira sutil trata o candidato à reeleição como o cara que chega junto. Fica claro que a estratégia é esconder o partido que fundou o esquema Lava Jato do eleitor.

Cena beira o ridículo

Quem diria que um dia isso pudesse acontecer na terra dos irmãos Vianas. A situação deve piorar nas próximas semanas, quando a tentativa deverá ser a de tentar reverter, em argumentações completamente vazias, a opinião popular sobre o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Nem Dilma, nem Temer

Tudo bem que a população brasileira também exigiu um pé no traseiro de Michel Temer, assim como no de Eduardo Cunha. Mas no caso de Temer, se sabe que pela constituição isso é inevitável. Mas o PT está sendo retirado do poder porque fez do Estado seu quintal de corrupção. No partido, quem não está preso tem a moral mergulhada em lama.

Saber dar o tom

Na verdade, “laranja” não é só um ser estúpido não. Laranja, ou “testa de ferro”, é o cara que vai “aparecer” nas negociatas. Ele é um funcionário menor e descartável pago pelo político corrupto para assumir a culpa caso o negócio dê errado.

Pintaram os lábios tucanos

Outra camuflada na propaganda petista foi a professora Socorro Nery, que aparece em segundos preciosos de inserções da Frente Popular vestida de vermelho. Era como se a maquiagem tirasse o tradicional azul tucano pelo batom vermelho do PT. Será que vai colar?

Tela azul

A crise parece atingir em cheio as coligações. O eleitor está sendo premiado com telas azuis informado horário eleitoral não utilizado pelas coligações. Isso é apenas o prenúncio do que teremos pela frente. Como dizem os mais antigos: muita água ainda vai passar por debaixo da ponte.

Após cobranças

A coluna cobrou e o governo do Estado resolveu finalmente pagar o dinheiro prometido para o Atlético Acreano. Segundo a assessoria de imprensa de Tião Viana, os R$ 100 mil prometidos foram creditados na última sexta-feira (26) nos cofres do clube. Que pena que tudo nessa gestão só funcione na pressão.

Rocha está se achando

O deputado federal Major Rocha tem disparado telefonemas para lideranças da oposição afirmando que agora é hora de recomeçar em Cruzeiro do Sul. O tucano – principal articulador do flagrante contra Vagner Sales – não esconde sua estratégia de ninguém, afirma nos quatro cantos que agora Henrique ganha as eleições.

Não é bem assim

Para muitos, Rocha acabou de fechar de vez as portas para uma possível candidatura majoritária com benção das oposições em 2018. Os mais aloprados falam até em não se reunir e nem conversar ao telefone com o Major com medo de serem gravados ou de estarem grampeados. Trocando em miúdos, tudo vai depender do desenrolar dos fatos e dos resultados jurídicos dos próximos dias.

Friale acertou de novo

Temperatura mais amena, chuva, tudo que os ambientalistas queriam veio com as previsões do ‘guru do tempo’, Davi Friale. Para Cruzeiro do Sul essa temperatura mais fria é bem-vinda, afinal, o único município em que o clima está acirrado nestas eleições é a região dos Moas. Por aqui, a rotina e o modus operandi de situação e oposição em campanhas políticas continuam do mesmo jeito.

Decisão está na chapa

Por falar em Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PMDB) foi notificado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que apresente defesa diante de representação na qual aparece como acusado pelos crimes de corrupção eleitoral e abuso de poder econômico. A decisão de primeira da Justiça Eleitoral vem sendo esperada com muita expectativa, principalmente pelo PSDB, que aposta todas as fichas nesse cenário de ‘tapetão’.

 

Relembrando

A última lambança do Ibope no Acre foi no resultado do primeiro turno para governador. O instituto dava vitória de Tião Viana com 50%, contra 24% de Bocalom e 24% de Marcio Bittar. Na abertura das urnas o resultado foi: Tião Viana 49,73%, Marcio Bittar 30,10% e Bocalom 19,61%.

Repeteco

A presidente Dilma Rousseff deixou de responder muitas perguntas, mas algumas delas seriam fundamentais para a tática de ganhar votos imposta pela cúpula petista no Senado. Ela não comentou se o presidente do STF, ao presidir a sessão de julgamento, participa do que ela chama de golpe. A defesa da presidente, embora emocional, não trouxe novidades, foi um ‘repeteco’ de tudo que Dilma já defendeu.

Ausência do Estado

A ausência do estado no interior não se resume apenas na falta de Educação e Saúde. A população de Acrelândia sofre com a falta de uma agência da Caixa Econômica, a única lotérica existente não vem dando conta do atendimento, principalmente em dias de pagamento do Bolsa Família.

Mantendo postura

O senador Gladson Cameli (PP/AC) foi o primeiro escrito na fase de debates da acusação à presidente Dilma Rousseff. Apresentando amadurecimento político, o parlamentar tem demonstrado manutenção de decisões importantes para o Acre e o país. Cameli foi decisivo dentro do PP para que a sigla tomasse caminho a favor do impeachment.

Memória

Ao contrário do que a presidente Dilma Rousseff declarou exaustivamente, o processo de impeachment contra ela não nasceu na base da oposição, o advogado Hélio Bicudo era petista de carteirinha, foi dele o pedido de impedimento que, dentre os 22 protocolados na Câmara dos Deputados, mais fez barulho e ganhou articulação de políticos. Segundo Carla Zambelli, líder do movimento ‘Nas Ruas’: “Como um dos primeiros integrantes do PT, o doutor Hélio confere prestígio ao pedido”

PESQUISAInstituo do erro

O Ibope – que errou o resultado dos últimos 12 anos no Acre –, voltou a fazer pesquisa e jogar o candidato petista com vitória no primeiro turno. Esse é o modo do PT realizar campanha, persuadindo os eleitores indecisos e fazendo crescer a expectativa de vitória, um fator importante na reta final de um processo eleitoral.

Os últimos levantamentos do Ibope, maior instituto de pesquisas do país, divulgadas antes do primeiro turno nos 26 Estados e no Distrito Federal, em 2014, divergiram da apuração fora da margem de erro, em 17 unidades da Federação ou 66,66%.

De acordo com levantamento do OLHO NELES, o instituto só conseguiu prever corretamente o resultado das eleições para governador em dez casos. Além disso, o Ibope também errou o resultado para presidente da República, fora da margem de erro.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost