A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), professora Rosana Nascimento, denunciou nesta quinta-feira (18) o uso político do pagamento do prêmio de Valorização de Desempenho Profissional (VDP) para os trabalhadores de escolas que atingiram os índices de melhoria propostos pelo Governo. Rosana é candidata a reeleição para a presidência do Sinteac e enfrenta o poderio do governo do Estado, cujos principais partidos de sustentação apoiam a outra chapa.
As informações dão conta de que somente cerca de 20% dos trabalhadores com direito a VDP vão receber agora, ficando o restante para o dia 31, data em que o Sinteac elege a nova diretoria. Este atraso para os demais trabalhadores estaria sendo usado pelo governo com uma tentativa desesperada de alavancar a candidatura do candidato de oposição à atual gestão do sindicato.
Segundo Rosana, o Sinteac vem lutando desde o mês de junho pelo pagamento da VDP, tendo tido várias reuniões com os representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE), tendo ficado acordado o pagamento. Por conta disso, desde o mês de julho o governo promete o pagamento do prêmio.
Contudo a notícia de agora foi de que apenas 400 dos mais de dois mil servidores com direito a gratificação vão receber a VDP nos próximos dias, ficando os demais para receber apenas no dia da eleição do Sinteac, marcada para o dia 31 de agosto.
“A VDP é um direito do trabalhador e o governo não pode usá-la para fins políticos e para tentar promover o candidato chapa-branca. Isso é uma tentativa clara de manipulação oficial e com o apoio daqueles que querem tirar o Sinteac da luta. Atrasar o pagamento de direito dos trabalhadores para fins políticos representa tudo aquilo contra o qual nos posicionamos ao longo destes anos. É contra coisas assim que temos lutado”, salientou a sindicalista.