O deputado federal Major Rocha (PSDB), em visita a Aleac, ironizou a fala do deputado estadual Daniel Zen, dizendo que se for para seguir as recomendações do petista para Senador Guiomard, toda a população do Acre tem de se mudar paras as delegacias e quartéis.
Rocha destacou que quando um ladrão qualquer é preso, ele precisa se vincular a uma facção dentro do presídio se quiser sobreviver. Para isso, o detento tem que pagar pela proteção. “O Estado permitiu isso, não fez nada para evitar. O ladrão de galinha vai para o presídio e precisa se integrar a gangues para se proteger. Quando sai, precisa roubar ou tocar o terror para pagar a conta”, afirmou.
Segundo o deputado federal, o recado do Estado para os meliantes foi emitido quando agiu rapidamente para solucionar casos como o do presidente da OAB e da filha de um procurador do Estado. “Mostrou que as autoridades serão protegidas, enquanto o conjunto da sociedade está desprotegida”.
“Mesmo que esses últimos ataques sejam uma repetição do ano anterior, aqui ninguém foi transferido para outros Estados. Nenhum preso foi para o RDD. No Acre não se tem controle algum sobre o que acontece nos presídios, seja nos celulares ou das pessoas e comunicações”, denunciou Rocha.
Para o parlamentar, o governo do Estado é incompetente: “Nada tem sido feito nada para combater o crime organizado. Tudo que estou falando aqui os agente penitenciários estão falando nas redes sociais. O caso já é público e nem assim fazem algo”, complementou.