Ícone do site ContilNet Notícias

Servidores do Instituto de Administração Penitenciária iniciam luta por aposentadoria especial

Por JOÃO MAURÍCIO ROSA

Na noite de segunda-feira (29), agentes penitenciários, motoristas, assistentes sociais e outros profissionais do quadro de servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen/AC) estiveram discutindo o direito à aposentadoria especial com o deputado estadual Heitor Júnior (PDT), presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Os servidores querem isonomia com outras categorias do Estado contempladas com o benefício, como os policiais.

De acordo com José Janes, presidente da Associação dos Servidores do Iapen (Asspen), a rotina de trabalho e a escala de plantões nos estabelecimentos penitenciários é tão desgastante e estressante como as atividades policiais. “E é ainda mais perigosa, pois os agentes vivem em contato diário com os detentos.”

Janes informou que na reunião com Heitor Junior ficou decidido que os agentes vão organizar uma comissão reunindo representantes de todas as categorias de cada uma das unidades prisionais para a elaboração do projeto de lei que será, em seguida, apreciado e adaptado pelo gabinete do deputado. “Até dezembro deveremos estar com este trabalho concluído para que entre na pauta da Assembleia no início do próximo ano legislativo.”

De acordo com ele, o documento mostrará que a atividade é tão desgastante que muitos agentes estão em casa incapacitados para o trabalho e tomando medicamentos controlados, ou estão atuando em serviços administrativos, desfalcando o quadro de agentes para a guarda e escolta dos presos.

Sair da versão mobile