Sinhasique e Zen batem boca ao comparar dados sobre taxa de pessoas com carteira assinada

FotorCreatedOs deputados Daniel Zen (PT) e Eliane Sinhasique (PMDB) bateram boca na sessão desta quarta-feira (30) na Assembleia Legislatica do Estado (Aleac). A discussão foi por conta dos índices de pessoas com carteira assinada e quantidade de pessoas empregadas no Estado e em Rio Branco.

Houve momento na fala de Sinhasique que o presidente da Aleac, Ney Amorim (PT), precisou pedir ao petista para se calar e garantir a fala da deputada.

Enquanto Daniel Zen bradava melhoras nos índices de emprego ainda na terça-feira e utilizava os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Sinhasique se valia de estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Eliane disse ter feito um levantamento com os dados do IBGE sobre a taxa de ocupação no Acre e em Rio Branco. Segundo a deputada, em 2015, no período de abril a junho, a taxa de desocupação no estado era de 8,7% e hoje está em 11%. Além disso, hoje mais da metade da população estria desocupada.

“A ocupação caiu até entre os empregados no setor público. Em todos os indicadores houve redução. Até em serviços domésticos. Em Rio Branco, em 2015, era 9,9% e agora são 13,2% de pessoas desocupadas”, afirmou.

O petista contestou os dados quando a pemedebista já tinha se ausentado do plenário, informando serem os números do Caged mais atualizados. Ele acusou Sinhasique de falsear os dados.

PUBLICIDADE