O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) reuniu-se na tarde ontem com os trabalhadores do hospital Santa Juliana para tratar do acordo coletivo da categoria. Esta é a primeira vez que os 160 trabalhadores daquela entidade particular de saúde terão uma negociação deste tipo. Com a aprovação da proposta pelos servidores, agora o Sintesac vai iniciar as negociações com a direção.
O acordo coletivo trata de redução de carga horária, normatização da insalubridade, direito de acompanhamento dos filhos ou cônjuges quando necessário e sem desconto da falta, normatização de punições como advertências e demissões, bem como distorções de salários entre servidores.
O presidente do Sintesac, João Batista Ferreira dos Santos, revelou que esta foi a segunda reunião com os servidores do hospital para tratar do acordo coletivo, sendo a primeira realizada há duas semanas, quando os trabalhadores formularam e apresentaram suas propostas.
“A partir daí elaboramos uma minuta de acordo coletivo e trouxemos para ser apresentada e rediscutida com os servidores, tendo sido aprovada. Com esta proposta em mãos, o próximo passo será nos reunirmos com os gestores do hospital e iniciar as discussões para a implantação do acordo”, informou o sindicalista.
João Batista revelou também que tão logo tenham uma posição da diretoria, voltam para discutir com a base a proposta oficial e finalizar as deliberações. Mas ele ressaltou que a enfermagem e a medicina não fazem parte do acordo coletivo atual.
“Os servidores esperavam ansiosos e esperançosos, pois nunca houve um acordo coletivo para o hospital Santa Juliana. Sabemos do momento difícil da nossa economia, mas temos de fechar estes acordos para garantir direitos sociais e salariais dos nossos filiados que trabalham com os hospitais particulares”, comentou o sindicalista.
