O atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), lidera com folga a disputa pela prefeitura da capital amazonense. Com 32% das intenções de voto, o tucano tem como adversário mais competitivo o ex-deputado estadual Marcelo Ramos (PR), que tem 16% da preferência dos eleitores. Mesmo com a vantagem, Virgílio precisaria do segundo turno para garantir a reeleição. Ao todo, nove candidatos estão na corrida.
Os dados sobre a intenção de voto foram produzidos pelo Ibope e divulgados pela TV Amazonas/Rede Amazônica no último dia 24 de agosto. Em terceiro lugar está o ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB), com 10%. Já a disputa pela quarta colocação está acirrada entre o deputado federal Silas Câmara (PRB), o vice-governador cassado Henrique Oliveira (SDD) e o também deputado federal Hissa Abrahão (PDT). Os três estão tecnicamente empatados com 8%.
Marido da ex-deputada federal pelo Acre Antônia Lúcia (PR), Silas Câmara tem sua imagem vendida em terras acreanas como a de uma das principais forças políticas no Amazonas. Os números do Ibope, contudo, mostram que o parlamentar e religioso não tem encontrado espaço em um colégio eleitoral visto por muitos como conservador. Câmara tem a terceira maior rejeição entre os eleitores manauaras: 24%. Ele só perde para Arthur Neto (29%) e Serafim Corrêa (37%).
O Ibope também entrevistou os eleitores para avaliarem a gestão tucana em Manaus. Segundo os dados, 36% avaliam a prefeitura de Virgílio como boa ou ótima, seguida por regular (39%) e ruim ou péssima (24%); 2% não pinaram. Caso confirme o favoritismo nas urnas, Arthur Virgílio pode ser o segundo prefeito de Manaus a garantir a reeleição. O primeiro foi o atual deputado federal Alfredo Nascimento.
O Ibope consultou 805 eleitores entre os dias 20 e 23 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas sob o número Nº AM-00754/2016..
– Artur Neto (PSDB) – 32%
– Marcelo Ramos (PR) – 16%
– Serafim Corrêa (PSB) – 10%
– Henrique Oliveira (SD) – 8%
– Hissa Abrahão (PDT) – 8%
– Silas Câmara (PRB) – 8%
– José Ricardo (PT) – 5%
– Luiz Castro (REDE) – 1%
– Queiroz (PSOL) – 1%
– Branco / nulo – 8%
– Não sabe / não respondeu – 3%